A GESTÃO ESTRATÉGICA
Por: Tayná Vianna • 12/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 708 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGUROS EAD
MODELOS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
UNIDADE 1 - ATIVIDADE COMPLEMENTAR
- TIPO DE ATIVIDADE: Resumo descritivo
- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: Você deverá elaborar um resumo sobre as quatro grandes categorias dos Modelos de Gestão Organização: Abordagem Estrutural, Abordagem Humanística, Abordagem Integrativa e Novas Tendências. Mínimo de 2 páginas
Nome do aluno (a): Tayna Rosa Vianna
Abordagem Estrutural
Desenvolvida a partir de 1950. Preocupada em integrar todas as teorias das diferentes escolas acima e numeradas. A Escola Estruturalista teve início com a teoria da burocracia com Max Weber. Parte da análise e limitações do modelo burocrático e declínio da teoria das relações humanas, de quem na verdade aproxima–se conceitualmente. Inaugura um sistema aberto das organizações. Avança em relação às demais teorias ao reconhecer a existência do conflito nas organizações, assumindo que este é inerente aos grupos e às relações de produção. A Teoria Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, expande a figura do homem organizacional que participa de várias organizações.
As organizações sociais são consequências da necessidade que as pessoas têm de relacionar-se e juntar-se com outras a fim de poder realizar seus objetivos. Dentro da organização social, as pessoas ocupam certos papéis. O papel prescrito para o indivíduo é reforçado pela sua própria motivação em desempenhá-lo eficazmente. Cada pessoa pertence a vários grupos e organizações, e desempenha diversos papéis, ocupa muitas posições e suporta grande número de normas e regras diferentes.
O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais, iniciado pela Teoria das Relações Humanas para o das interações entre as organizações sociais. Para os estruturalistas há uma relação entre os objetivos organizacionais e o ambiente. As relações da organização com o seu meio requerem uma constante reavaliação dos objetivos face às alterações do meio ambiente e da organização. Para os estruturalistas, o ambiente é formado pelas outras organizações que formam a sociedade. Além disso, há na Teoria estruturalista uma abordagem múltipla. Ocorre a ampliação da abordagem, onde muda o foco de atenção voltado para o indivíduo e para o grupo para a estrutura da organização como um todo, tornando a visão mais ampla e também surge a preocupação com o ambiente.
Abordagem Humanista
A denominada abordagem humanística representou um significativo avanço em relação às outras teorias, que foram marcadas por uma visão pessimista e até mesmo restritiva em relação aos trabalhadores. As críticas mais comuns aos autores dessa abordagem incluem fragilidades como uma visão ingênua das relações dos trabalhadores e a orientação direcionada para os aspectos de comportamento, desprezando as questões estruturais.
A gestão de pessoas passou a ter estaque nos modelos de gestão. As descobertas realizadas pelos estudiosos envolvidos na teoria humanística mostraram a necessidade de maior foco às questões humanas nas organizações. Até isso ocorrer, as atividades na área de gestão de pessoas ficavam limitadas ao recrutamento de pessoas hábeis, aplicação de treinamentos, pagamentos e controle de frequência. As questões psicológicas dos trabalhadores passaram a merecer prioridades em diversas empresas. Devido a possuir características muito diferentes das encontradas na abordagem clássica, a abordagem humana possui algumas falhas semelhantes, dentre ela a falta de foco na integração entre a empresa e o ambiente na qual ela está inserida.
...