A GESTÃO NA PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS DOS GESTORES ESCOLARES
Por: sarahlucio • 22/3/2022 • Artigo • 5.458 Palavras (22 Páginas) • 159 Visualizações
GESTÃO NA PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS DOS GESTORES ESCOLARES
NASCIMENTO, Clara Saraiva[1]; SILVA, Débora Cristina Chaves[2]; PASSOS, Grasiela Cristina Julião Ferreira[3]; OLIVEIRA FILHO, Roberto de Souza[4]; LÚCIO, Sarah Pedrosa[5]; COSTA, Rosemary Pereira Costa[6]
RESUMO
A Pandemia trouxe mudanças e desafios em todos os setores, sendo as escolas privadas o 20° setor que mais sofreu com as mudanças causadas pela pandemia, de acordo com a Agência Brasil. Diante deste cenário, o presente trabalho visou identificar os desafios enfrentados e as aprendizagens construídas pelas gestoras de uma Instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Carmo do Cajuru – MG durante a Pandemia de Covid – 19. A pesquisa em questão teve caráter qualitativo e descritivo, sendo o instrumento utilizado para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada, realizada via WhatsApp. Os resultados demonstraram que os desafios mais relevantes enfrentados pelas gestoras no período da pandemia foram a resistência dos pais ou responsáveis quanto ao Ensino Remoto e a adaptação dos estudantes nesse novo ambiente de aprendizado. As gestoras pontuaram como aprendizagens desenvolvidas com a gestão escolar na crise provocada pela Pandemia: a flexibilidade, a organização, o planejamento, a motivação, a empatia e a criatividade.
Palavras-chave: Ensino Remoto. Gestão Escolar. Educação. Pandemia. Dificuldades.
ABSTRACT
The Pandemic brought changes and challenges in all sectors, with private schools being the 20th sector that suffered the most from the changes caused by the pandemic, according to Agência Brasil. In view of this scenario, the present work aimed to identify the challenges faced and the lessons learned by the managers of an Early Childhood and Elementary Education Institution in the municipality of Carmo do Cajuru - MG during the Covid-19 Pandemic. and descriptive, and the instrument used for data collection was the semi-structured interview, carried out via WhatsApp. The results showed that the most relevant challenges faced by managers in the period of the pandemic were the resistance of parents or guardians regarding Remote Teaching and the adaptation of students in this new learning environment. The managers scored as learning developed with school management in the crisis caused by the Pandemic: flexibility, organization, planning, motivation, empathy and creativity.
Keywords: Remote Teaching. School management. Education. Pandemic. Difficulties.
1 INTRODUÇÃO
A gestão escolar de qualidade apresenta um papel muito importante dentro da sociedade e da educação, assim, é fundamental que os profissionais estejam preparados para enfrentar e mostrar suas estratégias diante de contextos de pressão. No entanto, as instituições de ensino e gestores não esperavam lidar com um momento pandêmico que fizesse essa administração, já complexa no cotidiano, se tornar ainda mais atribulada e desgastante para os profissionais da área.
O contexto pandêmico causado pelo Covid- 19 trouxe consigo inúmeras adversidades que afetaram diretamente as instituições escolares, onde profissionais e estudantes se viram diante a uma nova realidade na qual os estudos que antes eram presenciais se tornaram virtuais, exigindo um preparo repentino de todas as partes envolvidas no processo educativo (profissionais da educação, estudantes e famílias) para se ambientar à nova realidade. Um dos profissionais que precisou se adaptar e apresentar alternativas rápidas foi o gestor escolar, que inserido em diferentes realidades escolares, esteve e ainda está trabalhando na busca de metodologias e soluções criativas para as escolas desde o início da pandemia.
Nesta circunstância os gestores passaram a se preparar para a transição de ambientes das aulas, considerando inovações que auxiliassem em seu despreparo na gestão dessa crise sem precedentes e que também auxiliasse os docentes diante da abrupta realidade educacional imposta pelo Coronavírus. Além das dificuldades de implantação do ensino não presencial, os gestores escolares tiveram que enfrentar o desligamento de alunos, falta de recursos, elaborar novas estratégias para garantir um ensino de qualidade para os que permaneceram. Agora, com o retorno às aulas presenciais, a dificuldade é em como atrair os alunos de volta à escola e conquistar a confiança dos pais e responsáveis, garantindo um ambiente seguro para todos.
Os gestores escolares precisaram considerar todas as transformações que poderiam e ainda podem ocorrer nesse cenário pandêmico e se adaptar às mesmas visando continuar a prestar uma educação de qualidade. Com o intuito de conhecer mais a realidade desse profissional o presente artigo visou identificar os desafios enfrentados e as aprendizagens construídas pelos gestores de uma Instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Carmo do Cajuru – MG durante a Pandemia de Covid – 19.
Vale ressaltar que o tema apresenta relevância acadêmica pois permite aos estudantes de Administração e áreas ligadas à educação compreender a gestão escolar em momentos de crises, compreendendo quais as dificuldades, mas também os aprendizados que podem advir destes momentos. Em relação ao campo social, a pesquisa é relevante, pois, dá visibilidade ao trabalho destes gestores que tanto se esforçam para fazer a educação acontecer no país.
2 A PANDEMIA E A EDUCAÇÃO
Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Uma semana depois, em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram que haviam identificado um novo tipo de coronavírus e em 11 de março de 2020, o diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a organização havia elevado o estado de contaminação pela Covid-19 à grau pandêmico (UNGERER, 2020).
Desde então os casos foram se espalhando pelo mundo. Com base nos dados diários informados pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) ao Ministério da Saúde, de 26 de fevereiro de 2020 a 5 de fevereiro de 2022, foram confirmados 26.473.273 casos e 631.802 óbitos por covid-19 no Brasil. Para o País, a taxa de incidência acumulada foi de 12.501,8 casos
...