DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por: irispriscila • 6/12/2019 • Projeto de pesquisa • 560 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CAMPUS PETROLINA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PETROLINA-PE
2018
MARIA JAQUELINE LOPES DOS SANTOS
MARILIA ISADORA ANDRADE DE MEDEIROS
PRISCILA IRIS DE CASTRO
TATIANA SOUZA CAMPOS
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Produção de texto dissertativo apresentado à UPE, como avaliação parcial da disciplina Gestão e Organização Escolar, do curso de Pedagogia, ministrada pela professora Jaqueline Ventura Ferreira.
PETROLINA-PE
2018
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O gestor escolar é o grande responsável para que a inclusão ocorra na escola, abrindo espaços e promovendo trocas de experiências importantes, desenvolvendo uma gestão democrática e participativa dentro de suas possibilidades e de acordo com o contexto em que atua na comunidade, favorecendo a formação e a consolidação de equipes de trabalho. Sabemos que o gestor é uma peça fundamental no ambiente escolar quanto ao atendimento a todos, independentemente de qualquer diferença, mais para que essa realidade tão esperada aconteça, o gestor deve realizar seu trabalho pautado em uma gestão democrática, onde todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem realizem um trabalho integrado objetivando a transformação da escola, sendo um ambiente de estudo, mas também um lugar onde todos compreendam as necessidades específicas de cada um.
Nessa perspectiva, para se ter uma escola inclusiva é preciso que o gestor atue como articulador de todo esse processo, sabendo que na realização deste trabalho se faz necessário uma diversidade de ações pedagógicas que favoreçam a construção deste espaço. Outro ponto de grande relevância, é compreender a escola a partir de sua função social para a transformação dos indivíduos, em relação a convivência harmoniosa na escola e na sociedade, sendo fundamental para o desenvolvimento pleno dos indivíduos. A luta em se ter uma escola inclusiva de verdade é grande, e de nada adianta colocar a criança especial dentro de uma classe comum, se a deixarem segregada, exclusa, vegetando em sala de aula. A pessoa com deficiência tem que sentir-se valorizada, importante, inteligente, capaz e igual aos demais estudantes, o que o professor não pode é enfatizar a limitação das pessoas e sim mostrar-lhes que são capazes de evoluir sempre, que cada conquista não é o ponto final, é apenas o estímulo para buscar cada vez mais.
Concluímos que, a realidade da gestão escolar nos leva a refletir sobre a gestão democrática e exige pensar no Projeto Político Pedagógico, que requer a superação das relações autoritárias de poder, que promova práticas democráticas para uma educação transformadora, que seja desenvolvido com transparência, pois somente a decisão coletiva poderá ser capaz de possibilitar que uma situação seja modificada. Assim, o trabalho que é pensado e organizado coletivamente garante o princípio democrático dentro da instituição.
...