A Gestão Financeira
Por: Ari Meirelles • 25/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 456 Visualizações
Introdução
Neste trabalho iremos trabalhar em cima da AMBEV (A Companhia de Bebidas das Américas) uma empresa brasileira de capital aberto que produz bens para o consumo. Teve a sua origem a partir da fusão entre a Cia Antarctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma. Considerada uma das maiores empresas da América Latina, com um valor de mercado de U$ 120,1 bilhões. Busca inovações em seus produtos produzidos hoje inova na fabricação de cervejas trocando a cevada pelo milho transgênico.
A partir destas e outras informações iremos buscar fazer diagnósticos e analises desta empresa usando os conhecimentos adquiridos em contabilidade, gestão financeira e estatística aplicada. Na área de contabilidade trabalharemos a liquidez, informações sobre imobilizados, grau de endividamento, também iremos aplicar alguns fundamentos da gestão financeira analisando as decisões de recursos empresariais, aplicar a função de um gestor empresarial e desenvolveremos um planejamento financeiro para a empresa, mostrar na estatística aplicada o quando esta área dentro da empresa importante ajudando a tomar decisões.
Para se tornar um bom gestor é de suma importância ter uma ideia sustentável, para isso os conhecimentos de Gestão Ambiental são necessários, a partir disto iremos analisar a situação desta área na empresa.
Gestão Financeira
É uma área que trabalha e envolve o conjunto de ações e procedimentos administrativos tais como: planejamento a análise e o controle de atividades financeiras que giram na organização. Tendo como objetivo melhorar os resultados e aumentar o valor do patrimonial da empresa. Sendo assim com as corretas apostas e investimentos, o conhecimento adquirido nesta área pode contribuir para se ter um levantamento preciso da atual situação da empresa, tendo um papel relevante no planejamento da organização para assim serem colhidos melhores resultados.
Na empresa existe um planejamento de “orçamento base zero” para todas as suas atividades, sendo assim os orçamentos são refeitos a cada ano tendo objetivo de reduzir os custos obtidos nos processos, também na AMBEV se é devolvido para acionistas o que se tem como desnecessário em caixa.
1.1 Administrações Financeira
Existe dentro da empresa um número muito extenso de decisões da administração financeira para se obter o máximo possível de resultado, abaixo iremos mostrar como são divididas algumas áreas administrativas e sendo demonstradas no organograma disponibilizado pela empresa na ordem de suas importâncias para a organização: [pic 1]
Na AMBEV se tem como Diretor Financeiro Nelson José Jamel Engenheiro de Produção que se formou na Universidade Federal do RJ, dentro da empresa ocupou vários cargos até chegar ao lugar que ocupa hoje, como Gestor precisa usar os conhecimentos teóricos e práticos para ter uma desenvolvida rotina de trabalho, assim poderá atingir uma de suas metas que é o lucro dos acionistas da empresa.
1.2 Planejamentos Financeiros
Para Alfredo de Oliveira Roxo e Marcos Poggi de Araújo (1985, p.71), o objetivo precípuo perseguido numa projeção financeira não é acertar com precisão o valor futuro da variável projetada; antes, o verdadeiro propósito dos instrumentos de analise prospectivos é fornecer elementos validos de convicção para a tomada de decisão, no momento em que se tem que decidir.
Com a sua responsabilidade de zelar e gerir as finanças da empresa precisa além de seus conhecimentos obtidos através da sua formação, em conjunto com outras áreas administrativas o gestor deve analisar processos que a empresa está perdendo sua matéria prima e gerando gastos desnecessários, avaliar os orçamentos e sempre procurar formas para se obter o maior lucro possível para a empresa e seus acionistas, assim alavancando o crescimento tanto da empresa quanto pessoal
1.3 Administrações do Ativo e Passivo:
Os ativos e passivos monetários de longo prazo são usualmente atualizados monetariamente e são ajustados pelo seu valor presente.
O ajuste a valor presente de ativos e passivos monetários de curto prazo são calculados e então contabilizados somente quando considerados relevantes em relação às demonstrações contábeis. Para fins de registro e determinação de relevância, o ajuste a valor presente é calculado levando em consideração os fluxos de caixa contratuais e a taxa de juros aplicáveis, dos respectivos ativos e passivos.
...