A Gestão Financeira
Por: Renata Monteiro • 28/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.595 Palavras (15 Páginas) • 150 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Empresa em estudo 4
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORCAMENTÁRIA 4
2.1.1 Principais Funções 5
2.1.2 Principais Problemas 6
2.2 SUGESTÃO PARA MELHORIA 7
2.3 CONTABILIDADE 7
2.3.1 Demonstrações Contábeis 8
2.3.2 Importância do Balanço Patrimonial 9
2.3.3 Patrimônio Líquido 9
2.4 MATEMÁTICA FINANCEIRA 10
2.4.1 O Conceito de Matemática Financeira para as Empresas 11
2.4.2 Tipos de Aplicações Realizados na Empresa em Estudo 12
2.5 AS TRÊS ÁREAS NA EMPRESA 12
2.6 SUGESTÕES A EMPRESA 13
2.6.1 Gestão Financeira 13
2.6.2 Controle Patrimonial 14
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
As empresas estão sempre preocupadas em obter a lucratividade, porém sabemos que o cenário atual onde a crise está interferindo em praticamente todas as esferas, é importante que o administrador, analise e verifique qual área de sua empresa precisa de mais atenção.
Sabemos que para uma empresa iniciar o seu processo organizacional, antes ela precisa de capital, para que haja um certo desenvolvimento até que ela possa obter lucratividade. Isso não é diferente com as empresas que já estão a um certo tempo no mercado, é importante que os administradores estejam atentos em como está sendo controlado e gerenciado as áreas financeiras da empresa, visto que ela é o “coração” da organização, se acaso houve falhas no controle, tudo poderá se agravar, afinal problemas acarretarão em tomadas de decisões erradas.
Dessa forma notou-se a importância de entender melhor as três áreas financeiras, sendo: matemática financeira, contabilidade e gestão financeira, conceito e aplicação. Para melhorar ainda mais o entendimento e desenvolvimento, foi acrescendo um estudo incluindo uma empresa importante para o cenário econômico da região de Itaperuna.
Dessa forma será possível esclarecer quais são essas áreas, sua importância e aplicação, e qual sua influencia no cenário empresarial, sugerindo a essa empresa também melhoria para o crescimento do negócio.
A Gestão econômico-financeira nas Instituições de Ensino Superior – IES, tem o papel de identificar, mensurar, preparar, interpretar e analisar as informações do negócio – ensino por meio da prestação de serviço e facilitar a comunicação das informações operacionais, econômico e financeiro, para que os gestores educacionais possam utilizá-los na tomada de decisão para a satisfação do aluno – cliente. Isso deve ser feito de forma planejada e estratégica para a satisfação plena das partes interessadas.
2 empresa em estudo
Neste trabalho vamos verificar a importância gestão financeira e orçamentária, da contabilidade e da matemática financeira numa empresa de grande porte da área educacional, onde sua principal atividade é o fornecimento de serviços educacionais.
Dessa forma já conseguimos observar que pela sua atividade, várias funções são necessárias para um bom funcionamento das operações e se as questões financeiras não estiverem de acordo com o andamento e desenvolvimento do processo tudo pode estar fadado à falência.
Pela natureza prestadora de serviço das IES, as atividades devem ser segregadas por objetivos e entidades de custos, levando em conta aquelas atividades chaves relacionadas diretamente com a satisfação do cliente – aluno, pois este é o foco. Nisto, o papel da contabilidade gerencial é o de identificar e facilitar a mensuração destes elementos para a tomada de decisão, com o propósito de otimizar os recursos aplicados que não agregam valor.
O gestor financeiro das IES deve ter como características a capacidade de articular com os públicos interno e externos; ter habilidade para conhecer aspectos pedagógicos, legais e administrativos financeiros; ter liderança e capacidade para motivar equipes, ser transparente e coerente nas ações, ter capacidade para atuar de modo democrático e compartilhar poder.
A empresa estudada é uma empresa de grande porte, com cerca de 250 funcionários, divididos entre os setores técnico, comercial, administrativo- financeiro e de comunicação. O público-alvo dos serviços prestados pela empresa são todos estudantes do Ensino Médio que tem interesse em cursar o Ensino Superior.
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORCAMENTÁRIA
Muitas pessoas, mesmo com todos os conhecimentos que estão disponibilizados atualmente, através da internet, acervos, biblioteca ou até mesmo através dos jornais e revistas, ainda confundem a Gestão financeira e orçamentária com muitas outras áreas relacionadas a área de cálculos como a matemática financeira e a contabilidade, pois mesmo que façam parte da gestão financeira de uma empresa, elas têm seu conceito e atividade específica.
Porém através deste trabalho será possível esclarecer de forma fácil este conceito, que será muito importante para a realização deste projeto.
Rosa (2013) destaca que a gestão financeira trata-se de um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolve o planejamento, análise e também o controle das atividades financeiras de uma empresa, com o objetivo da melhoria dos resultados que são apresentados pela própria empresa e aumento do valor de todo o patrimônio por meio de geração de lucro líquido oriundo das atividades operacionais.
“Para Bezerra, é uma área que trata dos assuntos relacionados as operações financeiras das organizações tais como as operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamento, etc”.
A gestão financeira e orçamentária das IES deve ser realizada a fim de garantir a sustentabilidade da organização. Trata-se de um instrumento composto por diversos indicadores úteis à tomada de decisão, capazes de auxiliar os gestores educacionais na avaliação dos investimentos necessários ao bom funcionamento da organização, possibilitando que os incentivos e recompensa aos trabalhadores sejam planejados e garantidos e permitindo que todos
...