A Gestão Sustentável
Por: BeatrizCSR • 16/9/2021 • Artigo • 474 Palavras (2 Páginas) • 76 Visualizações
Sustentabilidade, Diversidade, Trabalho Decente (conceito introduzido pela Organização Internacional do Trabalho - OIT, em 1999) desafios e perspectivas para os processos de gestão.
Estima-se que 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é representado pelas micro e pequenas empresas e esse dado significa o quão importante é buscar cada vez mais o desenvolvimento sustentável da categoria, visto que elas são grandes geradoras de emprego e oportunidade.
Mas, como colocar a sustentabilidade em prática? Como conscientizar a população?
Bom, de início é importante conceituar o termo. Sustentabilidade engloba vários fatores, como: econômicos, ambientais e sociais. Para ter produtos competitivos e economicamente viáveis é necessário um bom ambiente para obter sucesso e aumentar as chances daquilo dar certo. A maioria da população precisa receber informações sobre a importância de lembrar das empresas que buscam a inovação sustentável através das informações confiáveis, para que isso gere incentivo para as micro e pequenas empresas prosseguirem, pois os processos de pesquisas têm custos e esse olhar atento e bem informado se tornam motivação, além do retorno social, que emprega e não destrói o entorno.
Tecnologias limpas, incluindo a produção e distribuição de energia renovável, biocombustíveis, purificação de água no ponto de uso, biomateriais, tecnologia de informação sem fio e agricultura sustentável são exemplos de assuntos que estão no debate e ignorar eles é condenar as próximas gerações à escassez.
Gerir bem um negócio que atenda as demandas sociais buscando eficiência e preço justo significa trabalhar para se colocar nos novos rumos e até ditar tendências.
Alta produtividade com menos impacto é imprescindível, e para ilustrar uma empresa que vem constantemente buscando esse objetivo, citamos a Natura, que não separa a gestão do crescimento saudável.
No mercado de cosméticos desde 1969, a empresa dissemina em seus produtos um modelo de inovação sustentável, levando ao consumidor produtos cujos valores estão em primeiro lugar, como: buscas constantes para reduzir emissões de gases de efeito estufa, relação respeitosa com as comunidades agroextrativistas, justa remuneração dos serviços e dos ativos da biodiversidade. Outro ponto importante é a observação dos processos que as embalagens passam, colocando a reciclagem sempre à frente e também incentivando a reutilização por meio do processo de refilagem, que, aliás, foi pioneiro no Brasil. O primeiro refil foi lançado em 1983 e até hoje a empresa incentiva a compra de refis através do aumento do portfólio nas várias categorias.
Pedro Luiz Passos, Sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da Natura Cosméticos, disse: “Não existirá no futuro uma única empresa que não tenha, em igual medida, preocupação com os resultados econômicos e com os resultados socioambientais.”
Inspirar e propagar os processos gerenciais que grandes companhias vão aderindo é um dos caminhos para que as micro e pequenas empresas tentem acompanhar e aplicar também.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VISãO DE SUSTENTABILIDADE
file:///C:/Users/biabe/Downloads/Fatec/2%C2%B0%20semestre/PI2/Artigo%20para%20trabalho/visao-sustentabilidade-natura-2050-progresso-2014.pdf
...