A Gestão da Produção
Por: Leandro de Bortoli • 1/7/2022 • Ensaio • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1] | Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual | [pic 2] |
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: GESTÃO DE PRODUÇÃO
Curso: ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Professora:
Nome do estudante:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Ambiente Virtual de Aprendizagem (ULIFE)
Questão 1 (3 pontos): Responda em 15 linhas como a evolução histórica da administração da produção influenciou a função produção, como ela afeta, atualmente, a tomada de decisão, horizontes de planejamento e hierarquia do planejamento da produção.
A função da produção foi influenciada a partir dos anos de 1700, com a mecanização dos sistemas de produção com a finalidade de melhorar a eficiência do trabalhador. Com esta abordagem muitos outros movimentos visando o aumento e qualificações da produção foram aparecendo. Estudos de movimento, planos de remuneração semanal, treinamento, velocidade, princípios de eficiência e controle. Em 1913 a primeira linha de montagem estabelecida na Ford com o modelo Ford T, estabelecendo os elementos da administração científica, e a partir daí as empresas passaram a adotar o modelo, visto a eficiência adquirida. Após esse movimento outros foram sendo incluídos no processo gerencial, ao levar em consideração não somente a questão de produção, mas também a motivação e a atitude das pessoas
Estudos feitos na década de 20, Estudos de Hawthorne, nos deram o início aos departamentos de administração de pessoal e o departamento de recursos humanos, veja um estudo que levou ao conhecimento dos gestores a necessidade de investir, treinar e mesmo selecionar seu funcionário e da melhor forma colocá-lo para desenvolver um papel fundamental na empresa, levando em conta sua habilidade e motivação.
Ao fornecer abordagens técnicas aos gestores a "Management science" atual, tem demonstrado que as decisões têm uma abordagem mais eficiente, através de uma análise mais científica e não apenas intuitiva. Temos agora a inclusão dos sistemas de informática, TI – Tecnologia da Informação, que vem desempenhando um papel essencial no gerenciamento da automação na cadeia produtiva, na integração dos sistemas e na gestão da cadeia de suprimentos.
Questão 2 (3 pontos): Existem quatro tipos básicos de arranjo físico (layout) de fábricas. Cite os quatro tipos básicos, descreva-os, aponte para qual tipo de produção são indicados e exemplifique com produtos.
- Arranjo físico por processo: caracterizado pelo agrupamento de equipamentos e funções similares de acordo com o tipo de processo que é executado. Esse tipo de arranjo é projetado para atender processos intermitentes que trabalham com pequenos lotes de uma variedade de produtos. Ex.: projeto de construção de rodovias, fabricação de um navio, aviões de grande porte, etc.
- Arranjo físico por produto: denominado também com fluxo de linha, projetado para atender a produção de um bem realizado em um fluxo linear, por isso também chamado de “linha de produção” ou “linha de montagem”. Os produtos seguem uma seqüência contínua e os equipamentos são organizados fisicamente conforme o fluxo. Ex.: montadoras de automóveis, de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.
- Arranjo de físico de posição fixa: é o arranjo onde o produto permanece no mesmo local, seja por seu tamanho ou dificuldade de manuseio, quem vai até o produto a ser produzido é o trabalhador. Ex.: construção civil, indústria naval, aeronáutica.
- Arranjo físico de manufatura celular: este arranjo é uma alternativa de ordenar o fluxo complexo do arranjo físico por processo, pois este tipo de arranjo é conhecido como Layout de Tecnologia de Grupo, onde as máquinas ou condições de atender a necessidade são agrupadas em células para trabalhar por necessidades de processo semelhantes. Ex.: fábricas no geral e no setor de serviço podemos citar os diversos setores destinados ao tratamento de saúde em um hospital.
Questão 3 (4 pontos): Cite e descreva, detalhadamente, as etapas para desenvolvimento de produtos e do ciclo de vida dos produtos.
- Introdução – é a fase onde há o desenvolvimento do produto, com atividades específicas como cálculos, testes, projetos. Nesta fase há também o processo de desenvolvimento do produto, se for necessário com a confecção de protótipos. Os engenheiros de produtos devem decidir sobre uma variedade de métodos, tecnologias e materiais alternativos para fazer um produto e os engenheiros de processos selecionar a melhor opção para montá-lo.
- Crescimento – é a fase onde o produto entra no mercado e se a fase inicial foi bem desenvolvida o produto tem boa aceitação no mercado e a empresa começa a ter a sua comercialização. Um erro dessa etapa é a desconsideração das ações de divulgação e estratégia de venda, nesta etapa é necessário um acompanhamento permanente, ajustando caso necessário o ajuste ao mercado mutável.
- Maturidade - Produtos em maturidade no mercado são aqueles que alcançaram o auge do seu potencial. Nessa etapa, as vendas tendem a se estabilizar e o item em questão ganha um público fiel que, além de comprar, o divulga positivamente.
- Declínio – os motivos pelo qual um produto entra em declínio são diversos, geralmente porque não se adaptou ao mercado na questão de inovação, tornando-se um produto que não atende mais a necessidade do público e desta forma não mais desejado e divulgado como antes. Para resolver isso será necessário atualizar o produto ou criar uma nova solução.
Vou usar um exemplo de ciclo de vida do produto de uma forma a demonstrar todas as fases.
Exemplo, uma dona de casa decide fazer doces para ajudar a renda familiar.
...