A Gestão de Projetos - TCC
Por: Murilo Junior • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.946 Palavras (8 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
OSASCO
ATPS – 1 Etapa
PROJETO
“Projeto Social - Um dia a mais na história de nossos antigos Jovens”
GESTÃO DE PROJETOS
Professor: Kleber Abel Simão
Osasco – São Paulo
19/03/2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
OSASCO
Curso de Administração de Empresas – 7° Semestre
ATPS – 1° ETAPA
Aula tema 01: A natureza de um projeto; Estruturas de administração de projetos; Desenvolvimento do conceito e analise de ambiente.
Trabalho apresentado a UNIAN – Universidade
Anhanguera de São Paulo – Osasco. Como requisito de avaliação
da disciplina de Gestão de Projetos de ADM,
relativo à pratica supervisionada (ATPS).
Osasco – São Paulo
19/03/2015
[pic 3]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
OSASCO
Curso de Administração de Empresas – 7° Semestre
Grupo responsável pelo trabalho;
Nome: Murilo Junior RA: 3747728154
Nome: Karina Gois RA: 3768745896
Nome: André Oliveira RA: 3768747246
Nome: Mauricio Pedro RA: 3815640788
Nome: Marco Oliveira RA: 4424883021
Nome: Isaac Silva RA: 4209778932
Osasco – São Paulo
19/03/2015
SUMÁRIO
Etapa - 1
A NATUREZA DE UM PROJETO _ 5
DRP _ 9
Bibliografia
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS _ 11
Etapa 01
Visão sobre Projetos Contemporâneos
Sabe-se que projetos, e gestão de projetos já de longe vêm se aperfeiçoando ao longo de muitos anos, muitos em prol de uma sociedade alguns outros nem tanto, mais a maioria em um bem comum. Algumas técnicas também vêem sendo aperfeiçoada, porém algumas questões ainda nos tempos atuais ficaram dividas, sem tirar o foco “Ajudar algo/alguém”, alguns estudiosos afirmam que projetos estão relacionados a renovação urbana embasados em no modernismo, outros afirma ainda que projetos estão ligados a um real interesse, no que se refere a descontos de taxas, valores próprios agregados como uma melhor visibilidade, ambos não estão de certa forma errados, o que se vale é ainda a gestão de um projeto eficaz que gere um bem comutou.
Gestão de Projetos e Processos
Muito se fala nesse assunto, pois ao certo ainda não se existe um processo que seja feito uma receita de “Arroz e Feijão”, e que se possa obter grandes resultados sempre que aplicado a mesma receita, algumas pessoas, que pelas quais já tem uma extensa experiência no assunto, relatam que para se ter um projeto de ponta ou qualidade se faz necessário que exista uma pessoa comunicativa se não todas de um grupo, que apesar das dificuldades e barreiras que se podem encontrar não percam o foco desde o inicio do projeto entre outras dicas que podem ser encontradas em livros e paginas de revista, é correto afirmar que de longe é necessário como diz ditados populares que é necessário “Um olho no peixe e outro no Gato”, para que se tente chegar ao máximo de perfeição e/ou o objetivo almejado.
Muitos ainda dizem que para que se possam alcançar os resultados é necessário ser persistente, analítico e otimista, em um processo que demanda visualização e acompanhamento diário, pois existem vários fatores pelos quais podem derrotar o seu escopo principal se não ficar atento.
Gerente de Projetos
No que se refere ao Líder e/ou gerente podemos dizer que essa pessoa escolhida, tende-se a se preocupar mais, pois existe grande possibilidade de muitas das tarefas ficarem relacionadas ou linkadas a uma única pessoa, um grande gerente, aquele que se destaca dos demais, precisa ter uma boa conversa para poder analisar e solucionar conflitos ao decorrer de um projeto, precisa ter punhos fortes para uma negociação bem sucedida entre outras qualidades para que possa evidentemente trazer o sucesso do projeto.
Cinco Grupos de Processos – Ciclo de Vida de um Projeto
Processo de iniciação
Já no inicio, é onde se faz necessário desenhar um escopo de seu projeto, no nosso caso destinado a um asilo, de como queremos alcançar os resultados, como e onde se faz necessário para que consigamos alcançar os resultados, todos os fatores que se podem encontrar para esse projeto.
Processo de planejamento
No processo de planejamento, iremos vislumbrar quais resultados queremos alcançar, e efetivamente como devemos alcançar-los e através de quais recursos disponíveis temos.
Processo de execução
Já no processo de execução devemos nos regimentar e sermos orientados a partir do escopo inicial que foi feito, para não perdermos tempo, além de já sabermos todos os riscos que iremos encontrar.
Processo de encerramento
Onde já estaremos com nosso projeto concluído, após passarmos por todas etapas acima e realizados do objetivo almejado.
Processo de monitoramento e controle
Processo pelo qual se faz necessário o monitoramento dos resultados ou objetivos determinados no escopo, e o controle se necessário das diretrizes vista em monitoramento.
...