A História das Coisas
Por: ClaudiaBresolin • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
Curso: Administração Série: 1º semestre
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Nome: Fernanda Alves Azambuja (RA 8071827774), Cláudia Amábile Bresolin (RA 9906103629), Fabiana Reis (RA 8205965010), Jure Rech (RA 7712637677), Ivete Fátima Teixeira (RA 8491236145)
Vídeo tema: A História das Coisas, Annie Leornad.
HISTÓRIA DAS COISAS
Identificação do problema: O problema esta na destruição dos bens naturais do planeta. Utilização/extração de recursos naturais gerando superprodução na quantidade de produtos, ora visando apenas o lucro em curto prazo gerado a base desse consumo imediato. Sem contar com a poluição, lixo que resulto tudo isto. O vídeo nos leva diretamente ao ponto: como colaboramos diretamente para a destruição do nosso planeta. Poluindo o ar, derrubando arvores, pensando apenas no consumo e modo de ganhar dinheiro, e deixando de lado o mais importante que é a preservação de nosso planeta.
Conexão: Há um grande apelo estético e emotivo nas propagandas/produtos, geradas(os), induzidas(os) e autorizadas(os) pelo setor governamental, que induz o indivíduo ao consumo compulsivo, que por sua vez, para não ficar antiquado, submete seu estilo de vida ao senso comum de conceito sobre o que é atual. O vídeo mostra as cincos etapas da economia de materiais que são: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. Ou seja, um sistema em crise e que pode ser melhorado. Mostra o porquê desta destruição toda, mostra de onde as coisas vem e para onde elas vão.
Solução: Disseminar conceitos mais claros e amplos à sociedade em geral sobre como aplicar na pratica as teorias de sustentabilidade, gerando assim a corresponsabilidade ambiental com um grande comprometimento de todos os indivíduos. Com a reciclagem e a conscientização de todos podemos ter um planeta muito melhor, sem agredir o meio ambiente. No meio ambiente, tanto a reciclagem, como a reutilização podem reduzir a acumulação progressiva de resíduos, evitando a produção de novos materiais, um exemplo é o papel, que exigiria o corte de mais árvores, com emissões de gases como metano e gás carbônico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água, entre outros tantos fatores negativos. Através da conscientização ambiental, se cada um fizesse sua parte, cuidando da natureza, não poluindo, não sendo um consumista descontrolado e insatisfeito, podemos mudar essa situação, trazendo mais vida ao nosso planeta e até mesmo nosso bem estar, aproveitando mais seu tempo com nossa família praticando ideais diferentes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: “A história das coisas” cita tópicos principais que podem ser analisados de diversos ângulos e até de formas diversas. A abordagem deixa explícita a relação da extração de recursos naturais, passando pela produção, distribuição, até chegar ao seu consumo. Em todas as etapas deste sistema apresentado no vídeo mostra a vida real, e isso acontece em sociedades e culturas distintas. Devemos nos conscientizar e cada um fazer a sua parte para termos um futuro e um planeta melhor, para todas as gerações que estão por vim. A dinâmica de produção e consumo, nem sempre age
...