A IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS
Por: eder1231234 • 12/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 90 Visualizações
[pic 1]
Escola Técnica Estadual de Suzano
Experimento nº 01
IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS
Andrielly Vitória de Santana Pereira
Eder Dias
Gabriela Sthefani Vicente da Silva
Ian Anthony Cardoso Sampaio
Isabella Ribeiro
2º QUIN T1 - Polímeros
Prof° Ricardo Alex Pereira
Suzano
Junho/2022
- Introdução
Os polímeros consistem em moléculas de extrema tamanho reduzido (macromoléculas) que são formadas a partir de partículas fundamentais de estruturação – os monômeros. A polimerização é o processo no qual, com a presença de temperatura, catalisador e inferências físico-químicas, é determinada a formulação de uma macromolécula polimérica.
A designação polímera é vinda do grego kóine e fixada pela nomenclatura IUPAC. “Mero” diz respeito ao significado de “parte” de um todo, enquanto “Polí” diz respeito ao prefixo fixo que antecede a nomenclatura oficial segundo as regras IUPAC.
Os polímeros como campo de estudo aprofundado vêm sendo explorados desde o Século XX, quando ao fim do pós-primeira guerra mundial, os campos de pesquisa passaram a estudar o princípio do Baquelite, e as estruturações concernentes a sua natureza, como a alta resistência ao fogo, condições normais de temperatura e pressão, como também a viscosidade, a dureza, impermeabilidade e consistência deste material base. Ao longo das décadas, o estudo dos polímeros, bem como suas vantagens e desvantagens passaram a incrementar as sociedades europeias, bem como norte-americanas e alemãs, que passaram por meio de estudos e pesquisas determinar e catalogar as diferenças entre os princípios dos polímeros a de matérias comuns, como por o Nylon, que de praxe reticente passou a substituir e trazer condições mais favoráveis as mais diversas linhas de produção no lugar de produtos naturais, como a Seda. Ao longo dos processos industriais, bem como a maior participação dos plásticos no mundo contemporâneo, o estudo dos polímeros passou a diversificar as mais diversas áreas e formas de como ele pode ser entendido e dividido. A seguir, algumas das divisões usuais tomadas por estudo de acordo com a formulação definida pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada):
- Termoplásticos:
- Policarbonato (PC);
- Poliuretano (PU);
- Policloreto de Vinila (PVC);
- Poliestireno (OS);
- Polipropileno (PP);
- Polietileno Tereftalato (PET);
- Plexiglas (PMMA);
- Termofixos:
- Baquelite;
- Epóxis;
- Poliéster.
- Elastômeros:
- Policloropreno;
- Poliisopreno.
Os polímeros também por sua vez apresentam suas designações e diferenciações usuais por meio da enumeração definida por um sistema propício ao modos operante e usual do mesmo:
Figura 1: Enumeração Oficial de Material Plástico (Polimérico).
[pic 2]
Fonte: (Universechemistry, 2014).
As formulações e criação de materiais poliméricos se dão por meio de reações bases, com informações propícias ao material desejado, como o uso de um Catalisador, bem como Temperatura e Pressão, sendo estas reações podendo ser reversíveis ou não em reações em cadeia:
- Poliadição;
- Policondensação;
- Polimerização radicalar;
- Polimerização Aniônica;
- Polimerização por Adição;
- Polimerização por abertura de Anel;
Entre outros.
Ensaios físico-químicos e mecânicos dos polímeros:
Os ensaios físico-químicos dos materiais poliméricos dizem respeito ao modo de como as proporções e classificações poliméricas, podem ser analisadas para a determinação de particulares elementares dos materiais; os usuais ao estudo concernente dizem respeito a análise de Densidade, Queima, Solubilidade e Comportamento Mecânico.
Ao teste de comportamento mecânico, se faz a análise do polímero por meio de suas características físicas, como o embranquecimento, a dureza do material, a produção de fumaça e incêndio e a análise do pH.
Ao teste de densidade, analisa-se o material plástico a partir do contato do mesmo com água, normal e destilada e etanol 50 e 70%. Ao resultado de densidade maior que a da água e do etanol, determina-se a densidade teórica.
Ao teste da queima, analisa-se o material polimérico pelas suas propriedades em contato com o fogo, bem como a sua dureza, quebra de fibras e produção de fumaça característica.
- Objetivos
Utilizar um procedimento sistemático para identificar alguns polímeros convencionais.
- Parte experimental
3.1 Reagentes
- Tolueno
- Xileno
- Álcool Metílico
- Álcool Etílico
- Éter Etílico
- Dimetil Fornamida
- Clorofórmio
- Acetona
- Benzina
- Glicerina
3.2 Materiais
- 10 béqueres
- 1 pinça
- Pedaços dos plásticos (polímeros) do 1 ao 7.
3.3 Equipamentos
4. Procedimento
4.1 Solubilidade
Foi colocado em um béquer a respectiva substância e o material a ser analisado, foi feito o processo com as 7 amostras de plástico em cada uma das substâncias. Após realizar a análise e observação das amostras em temperatura ambiente, repetiu-se o processo na temperatura de 50°C, afim de designar suas características solúveis.
4.2
4.3
5. Resultados e discussões
...