A IMPORTANCIA DA AUDITORIA EM UM PROCESSO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
Por: Criadouro Marchione • 17/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.964 Palavras (8 Páginas) • 145 Visualizações
FACULDADE TREVISAN – ESCOLA DE NEGÓCIOS
GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
TURMA 8
CARLOS ALBERTO MARCHIONE JUNIOR – RGM 0023238
A IMPORTANCIA DA AUDITORIA EM UM PROCESSO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
TRABALHO DE AVALIAÇÃO FINAL
SÃO PAULO
2019
CARLOS ALBERTO MARCHIONE JUNIOR
A IMPORTANCIA DA AUDITORIA EM UM PROCESSO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
Trabalho final apresentado como requisito parcial à obtenção do título de MBA em Gestão Financeira e Controladoria, da Faculdade Trevisan – Escola de Negócios.
Orientador: Prof. Eduardo Person Pardini
SÃO PAULO
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 13
2 GOVERNANÇA CORPORATIVA 14
2.1 CARACTERISTICA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA 14
2.2 MECANISMOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA 15
2.2.1 Mecanismos Internos 15
2.2.2 Mecanismos Externos 15
3 IMPORTANCIA DA AUDITORIA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 17
3.1 AUDITORIA INTERNA X GOVERNANÇA CORPORATIVA 17
3.2 AUDITORIA INDEPENDENTE X GOVERNANÇA CORPORATIVA 18
4 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
- INTRODUÇÃO
A Governança Corporativa tornou-se uma condição indispensável para a estabilidade do ambiente econômico, é um modelo de gestão adotado por empresas que buscam competir de forma diferenciada no mercado, valorizando a transparência como princípio norteador das relações estabelecidas nos diversos segmentos de negócios. Em sua essência, a governança é simplesmente o conjunto de processos e estruturas desenvolvidos para ajudar a organização a alcançar seus objetivos. Neste contexto a auditoria é considerada um instrumento de proteção aos investidores e fornecedora de informações sobre a situação patrimonial atual das empresas, além de avaliar a gestão de riscos e controles internos associados à preparação e à divulgação das demonstrações financeiras. O trabalho analisa a influência da auditoria, tanto interna como externa nas boas práticas de governança corporativa, e que a auditoria em conjunto com o conselho de administração e conselho fiscal, assegura a confiança dos investidores de que o capital que eles estão investindo será protegido de utilização indevida.
- GOVERNANÇA CORPORATIVA
- CARACTERISTICA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
Conforme LODI (2000), o processo da Governança Corporativa se originou nos Estados Unidos, nos anos 90, devido as necessidades de administradores de fundos de pensão, que buscavam maior segurança para os investimentos, os quais se caracterizavam, na grande maioria, como acionistas minoritários e sofriam com a falta de informações objetivas e transparentes para orientar suas decisões de investimentos. Esse movimento foi se expandindo pelo mundo, chegando à Europa e posteriormente no final dos anos 90 ao Brasil.
Existem várias definições para Governança Corporativa. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a define como;” Um conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao capital”. Siffert (1998) a define como a forma que os controladores instituem mecanismos de monitoramento e controle em relação aos administradores e fazem com que estes ajam de acordo com o interesse dos controladores.
Conforme RABELO (1998), um processo de Governança Corporativa eficiente é aquele que consegue contestar a presença de administradores que não estão conseguindo um bom desempenho, eventualmente retirando-lhes esse controle e transferindo-o para indivíduos melhor capacitados a agregar valor ao acionista. Com base nesse conceito um dos principais objetivos dos mecanismos de governança corporativa é a redução do risco de erros estratégicos e fraudes.
Após as definições e características apresentadas sobre Governança Corporativa, pode-se afirmar que a mesma é composta por toda a estrutura organizacional de uma companhia e que seus processos de decisões influenciam diretamente e indiretamente no comportamento, desempenho e crescimento da empresa como um todo. As normas de funcionamento da governança são fundamentais para que haja um equilíbrio e diretrizes no papel desempenhado por cada gestor responsável pelas decisões mais relevantes.
- MECANISMOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
De acordo com Slomski et al. (2008), os principais mecanismos de Governança Corporativa são divididos em externos e internos.
- Mecanismos Internos
O Conselho de Administração: É de suma importância para ratificar e monitorar as decisões tomadas pelos gestores, uma vez que age de acordo com as expectativas e consentimentos dos acionistas. Sua função principal é criar as regras que devem ser seguidas pela Governança Corporativa.
O Conselho Fiscal: É responsável pela fiscalização, verificação de todos os atos, deveres e obrigações dos administradores. O Conselho Fiscal tem por obrigatoriedade fazer as denúncias necessárias no caso de crimes e fraudes ocorridos e falta de cumprimento das obrigações dos demais agentes da companhia.
...