A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL
Por: Teixeira Junior • 29/8/2016 • Projeto de pesquisa • 5.357 Palavras (22 Páginas) • 594 Visualizações
[pic 1]ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ - AESPI[pic 2]
BACHARELADO EM FARMÁCIA
Maria Rayra Batista Silva Barbosa
Waleria de Oliveira Torres
Danielle Barbosa Santos
A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL
TERESINA-PI
2016
MARIA RAYRA BATISTA SILVA BARBOSA[pic 3]
WALÉRIA DE OLIVEIRA TÔRRES
A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Associação de Ensino Superior do Piauí como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Bacharel em Farmácia.
Orientador: Esp. Danielle Barbosa Santos
TERESINA-PI
2016
Maria Rayra Batista Silva Barbosa[pic 4]
Waleria de Oliveira Torres
A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Bacharel em Farmácia apresentado à Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI.
Aprovado em:--------------------------------------------
BANCA EXAMINADORA
_________________________________ ____/____/____
Profª. Esp. Danielle Barbosa Santos
Orientadora:
_________________________________ ____/____/____
Nome do Professor
Aespi
_________________________________ ____/____/____
Nome do Professor
Aespi
A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL[pic 5]
Maria Rayra Batista Silva Barbosa[1]
Waleria de Oliveira Torres[2]
Danielle Barbosa Santos[3]
RESUMO
A hipertensão arterial é uma das patologias que vem preocupando os órgãos de saúde nos últimos anos, os casos aumentam todos os dias, o que é preocupante para a sociedade. Pensando nisso a presente pesquisa justificou-se pela necessidade de enfatizar a importância de uma maior vigilância para com esses pacientes a fim de tentar controlar a doença e minimizar a quantidade de casos e aumentar a atenção dos profissionais de saúde aos sintomas apresentados pelo paciente. O objetivo do estudo foi verificar, através de uma revisão bibliográfica, a importância da informação do profissional de saúde sobre os cuidados que devem ser tomadas pelo paciente portador de hipertensão arterial. Enfatizar as ações como uma boa forma de prevenção e/ou controle da doença de maneira efetiva. A pesquisa abordou sobre os pacientes que convivem com a hipertensão, avaliando possíveis interações medicamentosas e reações adversas que envolvem o tratamento, dietas e cuidados. Foram consultadas as bases de dados: Scielo, Lilacs, Pubmed, Portal de Periódicos da Capes. Foram utilizados apenas os artigos em português e espanhol onde foram encontrados 56 artigos. E escolhidos 24 artigos, correspondendo as publicações de 2004 a 2015, Conclui-se que, mesmo com o grande avanço da medicina em tratamentos e descobertas, o uso do medicamento, acompanhado de uma dieta saudável e mudanças de hábitos ajudam no controle da hipertensão e o aumento na qualidade de vida do paciente.
Palavras-chave: Interação medicamentosa; reações adversas; hipertensão arterial;
SUMÁRIO[pic 6][pic 7]
1 INTRODUÇÃO 06
2 MATERIAIS E MÉTODOS 07
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 08
3.1 O que é hipertensão Arterial? 08
3.2 Os cuidados e o tratamento quem sofre com a hipertensão arterial 12
3.3 A Importância da boa formação do profissional de saúde no auxílio da informação 16
4 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1. INTRODUÇÃO
Com as mudanças diárias da rotina do ser humano, há também uma grande crescimentos de patologias. Guidone (2015) definem que a má alimentação, mudanças de valores, o trabalho puxado, a correria em busca de sucesso, tudo isso tem contribuído para que a sociedade desenvolva mais rapidamente as doenças crônicas não transmissíveis, como: Diabetes, AVC, Hipertensão dentre outras.
De acordo com a Geneve (2005), Neto e Guidone (2015) a hipertensão arterial (morte de 9,4 milhões de pessoas por ano em todo mundo), constitui um alto fator de risco para acidentes vasculares cerebral (45%), complicações cardiovasculares e infarto agudo do miocárdio (51%), além de doença renal crônica.
A hipertensão se dá por um grupo de distúrbios no metabolismo que pode causar seríssimos problemas ao paciente que a contrai. De acordo com Neto e Guidone (2015, p. 19) não existe uma dieta eficaz para que seja controlada a doença, mas com o auxílio de uma dieta regrada, os medicamentos e a pratica de exercícios físicos, pode-se obter resultados satisfatórios, não de cura, mas de controle, levando o paciente a aumentar seus dias de vida.
É a doença com maior incidência na população brasileira, estima-se que aproximadamente 35 milhões de brasileiros são atingidos por essa patologia. Para Ferreira et al.(2014), a hipertensão está associada a vários distúrbios metabólicos, tais como obesidade, aumento na resistência à insulina e diabetes de mellitus.
O aumento da PA de acordo com Brasil (2014) é resultado do fluxo sanguíneo, (Débito Cardíaco) pela resistência a passagem de sangue pelas arteríolas pré- capilares, por isso a Pressão Arterial aumenta quando aumenta também o Débito Cardíaco.
...