A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO CONTROLE DO ESTOQUE
Por: aristogatos • 11/4/2016 • Projeto de pesquisa • 3.491 Palavras (14 Páginas) • 673 Visualizações
ADRIANO DE CARVALHO SILVA
JAQUELINE AP. CASSIANO DE SOUZA
LEANDRO ALVES DA SILVA
LUCAS OLIVEIRA DA SILVA
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO CONTROLE DO ESTOQUE
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2016
ADRIANO DE CARVALHO SILVA[pic 2]
JAQUELINE AP. CASSIANO DE SOUZA
LEANDRO ALVES DA SILVA
LUCAS OLIVEIRA DA SILVA
[pic 3]
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO CONTROLE DO ESTOQUE
Projeto apresentado ao Curso de Ciências contábeis da Instituição Faculdade Anhanguera Educacional.
Orientador: Juliana Gordiano da Cruz
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
1.1 PROBLEMA 5
2. OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3. JUSTIFICATIVA 7
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5. METODOLOGIA 7
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 10
7. REFERÊNCIAS 11
APÊNDICE 12
ANEXO 13
- INTRODUÇÃO
A evolução da auditoria interna nas empresas é cada vez mais evidente e necessária, devido ao grande fluxo de organizações estrangeiras que se alocaram no Brasil, houve a necessidade de um controle mais específico dos ativos nas demonstrações financeiras (DF), com isso a auditoria interna tornou-se uma ferramenta importante para aumentar a confiabilidade de seus investidores e acionistas.
De uma forma geral, as empresas visam minimizar as falhas contínuas, sejam elas nas áreas, administrativas, financeiras ou operacionais, para obter um melhor controle de suas organizações. Dentro deste contexto, um dos maiores problemas que as empresas enfrentam, está relacionado ao controle do estoque, por isso destacamos ele como nosso objetivo de estudo.
No estoque está inserido grande parte do Capital da empresa, conforme PAULO ROBERTO AMBROSIO RODRIGUES, (2008, p.27) “Os estoques imobilizam capital (Ativo Circulante), alterando significativamente a rentabilidade da empresa. Isso obriga seus gestores a reduzir seu nível ao mínimo possível, sem prejudicar as operações”.
Para que isso seja mais eficaz, as empresas adotam métodos que tornam possível uma visão mais holística sobre a real situação do estoque e sua movimentação, minimizando as falhas e perdas, para que os registros informados nos controles de estoque sejam o mesmo que a contagem física.
1.1 PROBLEMA
Com o aumento da demanda das grandes e médias empresas, torna-se cada vez mais difícil um controle que tenha credibilidade, com isso, as empresas sofrem perdas desnecessárias, impactando diretamente em seu resultado financeiro.
Diante desta afirmativa, pergunta-se: 4
Como a auditoria interna pode auxiliar para evitar perdas e limitação de controle no estoque de grandes e médias empresas?
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Identificar procedimentos e processos que são úteis para as entidades no que tange ao controle de seus estoques, por meio de acompanhamento e auditoria interna que demonstre suas movimentações e identificar possíveis perdas existentes, bem como evitar perdas desnecessárias.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Abordar as normas vigentes de auditoria e contabilidade, referente ao estoque.
- Apurar métodos e técnicas de controle de estoque aplicáveis a empresa de média e grande porte.
- Estabelecer procedimentos de auditoria que apliquem as técnicas de acompanhamentos do estoque em acordo com as normas contábeis. 5
- JUSTIFICATIVA
Os produtos de estoque nas empresas representam um valor relevante no patrimônio. Aplicar controles efetivos, bem como auditar suas movimentações trazem a entidade uma segurança maior em relação a possíveis perdas gerados por quebras, danos, furtos e obsolescências.
Na contabilidade existem normas, aplicáveis a esse elemento patrimonial, o que traz aos acionistas ou quotistas, uma expectativa de divulgação correta e bem próxima da realidade econômica.
Diante do exposto, aprofunda-se um procedimento de auditoria interna, ligados no elemento estoque, torna-se relevante sob a ponto de vista das empresas e seus investidores.
...