A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO DO PONTO COMERCIAL
Por: Mariana Almeida • 11/11/2019 • Projeto de pesquisa • 577 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
UNIP JUNDIAÍ – 2019
ADMINISTRAÇÃO DO VAREJO – PROFESSOR GIVALDO
“A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO DO PONTO COMERCIAL”
Julia A. Martinelli – D89CF0
Leticia Rafaela A. Macedo – F087409
Mariana P. de Souza – N5148H3
Mariana S. de Almeida – D6952E7
Tiago Palhano – F02EHE6
- Qual a importância da Localização para um comércio?
A localização é um ponto crucial que envolve o sucesso de seu negócio, por isso, antes de decidir onde abrir um comércio precisamos realizar uma pesquisa, onde alcancemos as melhores condições relacionadas aos custos de abertura, custos de manutenção, suas despesas, se o investimento será mais alto do que a possibilidade de investir e principalmente se o público alvo está localizado próximo ao comércio.
Infraestrutura:
Entre os fatores relevantes para determinar a localização de uma empresa, deve-se avaliar se os espaços e a infraestrutura do lugar permite a instalação mais adequada para a eficácia das operações da atividade que se vai implantar.
Isso diz respeito não só aos espaços para se alocar estoques, se for o caso, e aos postos de trabalho individuas ou coletivos, mas também trata-se de verificar se a região específica está suscetível para receber serviços diversos, como iluminação, água, telefonia e internet. Se existe um sinal intermitente para a telefonia móvel, por exemplo, no lugar, talvez seja complicado para o seu estabelecimento efetivar os contatos com certos importantes clientes, sobretudo se os procedimentos da sua empresa exigem o bom funcionamento desse tipo de serviço.
Concorrentes:
Ficar próximo dos seus concorrentes, ou ao menos não tão distante assim, pode ser estratégico para avaliar com mais proveito os modos de operação e os produtos de quem rivaliza com você no mercado. Além de mais movimentação da clientela comum no lugar, já que estarão próximas várias empresas que lidam com a mesma atividade, você terá acesso a elementos mais confiáveis para se equiparar ou tornar-se superior aos concorrentes.
Clientes/Público Alvo:
Desses itens citados acima, o principal deve ser o público alvo, pois tudo gira em torno dele, um comércio mal localizado, ou seja, longe de seu público alvo, pode correr grandes riscos de demanda pequena, custos altos e lucro menor que o investimento.
CURIOSIDADES!
O Sebrae, inclusive, montou um check-list do que é preciso analisar ao definir o endereço do seu negócio. Essas seis perguntas mostram a importância da localização da empresa e devem ser respondidas pelo empreendedor antes da assinatura de um contrato de locação.
- Os clientes têm fácil acesso à loja?
- Existe a venda por impulso? Aquela que o cliente compra ao visualizar o produto, mesmo que não esteja propenso a comprá-lo?
- O fluxo de pedestres no local da loja é alto?
- Qual a concentração de comércio na região? Há concorrentes nas proximidades?
- É preciso ter estacionamento?
- O meu cliente alvo tem acesso a este endereço?
Categoria Comércio ou Serviços – o ponto deve ser de fácil acesso ao consumidor, levando em consideração a concorrência e os fornecedores:
- condições de segurança da vizinha
- facilidade de acesso (próximo a ônibus, terminais, metrôs)
- locais para estacionamento
- movimento de pessoas no lugar
- proximidade com o público alvo (nível, hábitos e renda da população local)
- proximidade com fornecedores
- proximidade com concorrentes e lojas similares
- contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel
- disponibilidade de mão de obra
Ainda na categoria de Serviços, se o foco for o contato rápido por telefone, internet, por meio do delivery, a localização deve ser pensada mais no aspecto operacional (região com demanda maior, próxima às vias principais) e não tanto no atendimento.
...