A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO
Por: L3on4ardo • 2/11/2021 • Artigo • 435 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
A IMPORTANICIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES.
INTRODUÇÃO
Atualmente, segundo Baylão e Rocha (2014) o ambiente econômico onde estão inseridos as organizações vem sofrendo uma grande pressão, pois a muita competividade de destaque no mercado. E nos dias de hoje vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente em questão de produtos e serviços oferecidos para a sociedade. Sendo assim, as empresas vêm recrutando e selecionando perfis de candidatos que vem agregar valores e aumenta a sua posição a um nível de excelência.
O foco de todas as organizações é conseguir atingir seus objetos e metas, e garantir a sua persistência no mercado. O planejamento estratégico é uma ferramenta muito utilizada pelas organizações para ter ser desenvolvimento assim atingir seu objetivo.
Os processos de recrutamento e seleção segundo Guimarães e Arieira (2013) devem ser feito através de um planejamento estratégico para compor o quadro de funcionários necessários para os cargos disposto, com isso conseguindo atrair e escolher candidatos capacitados e eficientes para a organização.
A falta de planejamento nesses processos de recrutamento e seleção, na maioria das vezes, acaba se tornando falho, pois envolve a faltas de critérios e instrumentos adequados para um bom processo. Com isso, gerando perdas financeiras para a organização e inclusive à perda de tempo nos processos.
Portanto, neste trabalho temos como objetivo abordar a importância de um bom planejamento nos processos de recrutamento e seleção para as organizações, com isso será abordados alguns conceitos para fundamentar o trabalho abordado.
2 RECRUTAMENTO
2.1 Conceito de Recrutamento
2.2 Tipos de Recrutamento
2.2.1 Recrutamento Interno
2.2.2 Recrutamento Externo
3 SELEÇÃO
3.1 Conceitos de seleção
3.2 Técnicas seleção
4 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
O planejamento estratégico para Chiavenato (2001) “é o planejamento global projetado em longo prazo, e que envolve a organização como uma totalidade”.
O planejamento cada vez mais se torna essencial para a organização, isso por causa das mudanças frequentes no mundo dos negócios, assim gerando muitas incertezas nos setores econômicos, políticos e social. (PAULA, 2015). Essas mudanças quando ocorre acaba prejudicando muito as organizações, por isso o desenvolvimento do planejamento estratégico se torna como um instrumento importante para ter um cenário mais previsível.
Para Chiavenato (2001) “As organizações não trabalham na base da improvisação tudo nelas é planejado”. Sendo assim, planejar é traçar os objetivos e escolher qual será a melhor formar para atingi-lo, mas para isso é necessário ter uma boa estratégia para atingir os objetivos definidos. O Maximiano (2002) define a estratégia como um sentido de astucia, como uma tentativa de superar as demais organizações com processos inesperados.
.
4.1 Etapas do planejamento
4.2 Planejamentos Estratégicos em Recursos Humanos
...