TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NOS RESULTADOS DA EQUIPE

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.414 Palavras (26 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 26

A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NOS RESULTADOS DA EQUIPE

RESUMO

O trabalho sobre o estudo teórico da motivação e trabalho em equipe apresenta-se como uma pesquisa de fundamentação teórica, exploratória por meio de levantamento bibliográficos, sendo as fontes de base do estudo os livros, revistas, jornais, sites, etc., objetivando identificar os métodos e recursos necessários que vise melhorias através de motivação dos funcionários nos ambientes de trabalho, e também identificar fatores que harmonizam o clima organizacional destacando a importância do trabalho em equipes. O termo motivação é genérico e designa as necessidades, metas ou desejos que provocam ação de um organismo. O processo de motivação consiste no estágio motivacional, no qual o indivíduo é ativado a fim de satisfazer uma necessidade; o estágio comportamental, no qual a resposta é dada; e o estágio de redução da necessidade, no qual a resposta satisfaz. Assim a motivação vai desde os estados de ativação difusos, carentes de direção, até expressões específicas de energia, dirigida a objetivos. Embora com freqüência usam-se os termos "necessidade" ou "função" para designar toda a sucessão de forças motivadoras que afetam a conduta, certo número de teóricos prefere reservar o termo motivo para aqueles casos nos qual a atividade não somente se provoca, mas também é dirigida para um objetivo. A maioria das respostas dos seres humanos não é provocada por necessidades, ou carências básicas, mas por necessidades adquiridas, mais apropriadamente designadas por "motivos". Os motivos são desejos adquiridos de alguns objetivos, que são refletidos na produção e desenvolvimento de seu trabalho ou em atitudes diversas do ser. Os teóricos em recursos humanos enfatizam que a motivação estimula a condutas em que as empresas buscam fortemente a lucratividade em seus negócios, a possibilidade de poder desenvolver a inovação tecnológica e a mudança da cultura empresarial, se apresenta como um diferencial para vencer a concorrência e se destacar no mercado. A pesquisa apresentada conclui que é preciso considerar os objetivos pessoais que movem o indivíduo e a percepção que tem acerca do seu trabalho, ou seja, da usa produtividade. A percepção atua como um mecanismo mediador e regulador do comportamento humano que muitas vezes amplia, e em outras vezes reduz o campo de visão dos funcionários nas mais diversas condições organizacionais.

Palavras – chaves: Motivação; ambientes de trabalho; Recursos Humanos.

INTRODUÇÃO

O estudo apresenta o tema relacionado à motivação do trabalhador, ao ambiente e trabalho em equipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório descritivo.

No mundo e na época em que vivemos onde se fala em globalização, as pessoas cada vez têm que investir mais na sua proposta de trabalho. Os empregados e as Organizações precisam se atualizar cada vez mais e profissionais habilitados estão ganhando o mercado.

Como é do conhecimento de todo o homem que vive em sociedade como imposição em virtude de sua própria condição de ser humano é importante observar que não existe uma pessoa isolada. Todos os objetivos almejados pelo homem têm como condição necessária ser realizado no meio social. A sociedade é a interação entre um e outros, concordando ou não com alguém, o que sem dúvida gera conflitos, tensões, estresse.

Assim também ocorre no trabalho, pois ele tem a incumbência de cumprir metas, executar tarefas e atender as funções incompatíveis com os desejos profissionais, a necessidade motivação – compatibilizando com a cultura da empresa. Todo esse processo torna-se um desafio à saúde do trabalhador.

A motivação cobre grande variedade de formas comportamentais. A diversidade de interesses percebida entre os indivíduos permite aceitar, de forma razoavelmente clara, que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. É dentro dessa diversidade que se encontra a principal fonte de informações a respeito do comportamento motivacional por mais paradoxal que isso pode aparecer.

O estudo da motivação guarda, no entanto, significativas particularidades que podem complicar o modelo geral que serve de base para a descrição dos atos motivacionais em sua concepção mais ampla.

Com esta pesquisa busca descrever alternativas para poder tornar as equipes de vendas mais profissionais, motivados e conscientes de sua responsabilidade perante a organização.

Os objetivos eletivos desse estudo são os de identificar melhorias através de motivação dos funcionários nos ambientes de trabalho, e também identificar fatores que harmonizam o clima organizacional destacando a importância da organização como cultura administrativa voltada ao fator humano.

Quanto à metodologia utilizou-se a pesquisa exploratória por meio de levantamento bibliográfico em livros, revistas, jornais, sites, entre outras fontes e, ainda mantendo o intuito de identificar os fatores que determinam ou contribuem para a realidade em questão.

Justifica-se o tema apresentado, por se saber da necessidade das empresas terem, em conduzir e manter as equipes motivadas. Sabe-se que a Motivação no individuo poderá ser intrínseca; é a que vem da vontade da pessoa ou extrínseca, que é aquela que é estimulada pela empresa no ambiente de trabalho. Por tanto com esta pesquisa procuraremos mostrar como são importantes as técnicas da motivação promovida pela empresa como estratégia para um melhor desempenho financeiro que beneficiarão os dois lados: empresa e colaboradores.

1 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

A administração de pessoas é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Ela dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados - sendo nos objetivos em vez de nas atividades e inclui a realização dos objetivos pessoais de seus membros, devendo ser integrado à realização dos objetivos organizacionais.

Segundo Chiavenato (2001) após a racionalização das tarefas e padronização do tempo de execução do trabalho, uma vez selecionado cientificamente o operário é treinado de acordo com o método preestabelecido, restava fazer com que o operário colaborasse com a empresa e trabalhasse dentro dos padrões de tempo previstos, então desenvolveram planos de incentivos salariais e prêmios de produção onde a idéia básica era a de que a remuneração baseada no tempo (empregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com