TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA SECRETARIA ADMINISTRATIVA DA UFRN CAMPUS

Por:   •  23/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.821 Palavras (16 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 16

A INFLUÊNCIA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA SECRETARIA ADMINISTRATIVA DA UFRN CAMPUS

CURRAIS NOVOS  

Ederson Pires Xavier De Medeiros

 edinho-corretor@hotmail.com

Fábio Leonildo De Oliveira

leonildo.olive@gmail.com

Humberto Egypto Pereira De Figueiredo

humbertoefigueiredo@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0002-8589-0270

Leonardo José Galvão De Araújo

araujoleonardo895@hotmail.com

A INFLUÊNCIA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA SECRETARIA ADMINISTRATIVA DA UFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS  

RESUMO

Palavras chaves:

1 Introdução:

        A compreensão do processo administrativo dentro do setor acadêmico de uma Universidade Federal é importante por diversos ângulos.  Na perspectiva da aplicabilidade da administração científica no setor organizacional é possível um  maior entendimento da acurácia de processos.

        Histórico dessa realidade estudada refere se a UFRN Campus Currais Novos, que está situada na região Seridó distribuída em setores específicos, onde foi escolhido a secretaria de administração para ser feito essa pesquisa.

        O estudo abordado tem a contribuição de mostrar como é o comportamento e a forma de trabalho das pessoas. E com esses resultados, irá proporcionar maior visibilidade sobre os setores que compõem a UFRN.

        Tendo em vista o contexto acima, o presente estudo tem por objetivo analisar o setor administrativo da UFRN Campus Currais Novos e sua forma de organização.

Desse modo a princípio é apresentada a metodologia do estudo seguida do referencial teórico, análises de dados e por fim a conclusão que tem por objetivo analisar o desempenho dos setores administrativos e sua importância para a manutenção do campus.

Objetivo:

Analisar a influência da teoria da Administração Científica no contexto do setor administrativo da UFRN Campus Currais Novos tendo como principal objetivo estudar e descrever as formas de organizações dos setores/departamentos e suas relações.

2 Referencial teórico:

Teoria da Administração:

Taylor iniciou o seu estudo no "chão de fábrica", efetuando um longo e demorado trabalho de análise das tarefas de cada trabalhador, dissociando seus movimentos e processos de trabalho e aprimorando-os gradualmente. Ele também verificou que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Concluiu-se que aquele trabalhador não produzia mais, pois seu colega não produzia. Daí surgiu a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.

                No final do século XIX e início do século XX, foi publicado o livro Princípios da Administração Científica, em 1911, Frederick Winslow Taylor desenvolveu os seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar contudo sua preocupação com relação à tarefa do operário. Além do mais, de acordo com Taylor, a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a certo período de tempo, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões. Ainda, de acordo com Taylor, "O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado". Essa implantação requer um período de quatro a cinco anos para um progresso efetivo.

                Taylor via necessidade pertinente de aplicar métodos científicos à administração, para garantir a consecução de seus objetivos de máxima duração a mínimo custo.

                Fazendo referência ao seu livro “Princípios de Administração Científica”, publicado em 1911, Llatas (2007) expõe que, Taylor apresenta seus estudos com maior ênfase em sua filosofia, introduzindo os quatro princípios fundamentais da administração científica:          

•          Princípio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

•          Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

•          Princípio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

•          Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

                A teoria proposta por Taylor e que causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos apesar das críticas e é sem dúvida alguma a precursora da Teoria Administrativa atual.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO E SUA CORRELAÇÃO COM O SETOR DE PRODUÇÃO EM EMPRESAS NA ATUALIDADE

            A escola da Administração Científica com Frederick Taylor e Frank B. Gilbreth teve como finalidade a distorção de uma aplicação conceitual administrativa que fazia os operários perderem muito tempo na produção, a Administração Científica foi vista como uma tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração até então, a fim de alcançar elevada eficiência industrial, sendo que os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração.

                Taylor provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época, sua preocupação foi de tentar eliminar desperdícios e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e aumentar os níveis de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Segundo Taylor, o instrumento básico para diminuir o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos. Ele percebeu que o trabalho pode ser melhor executado e de uma forma mais econômica através da análise do trabalho, ou seja, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada tarefa de um trabalhador, de acordo com a observação de Taylor as tarefas e operações poderiam ser feitas de uma forma ordenada de movimentos simples, então haveria uma economia de tempo e esforço do operário. A conseqüência disto, foi a padronização de um método de trabalho e a padronização de um tempo destinado a execução de uma determinada tarefa. As vantagens adquiridas com estas padronizações são mencionadas a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com