Administração - Teoria e prática no contexto rasileiro
Por: mylena1 • 14/10/2015 • Bibliografia • 545 Palavras (3 Páginas) • 904 Visualizações
A.S. - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
ESTUDOS DE CASO
Caso O Boticario - Abordagem estruturalista
A abordagem estruturalista aborda dois conceitos
1. teoria da burocracia (ênfase na estrutura) e teoria estruturalista (ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente)
O resumo de estruturalismo se resume em se preocupar e organizar o 'todo' e que se preocupa com o relacionamento das partes na constituição do todo.
O destaque da abordagem estruturalista também é o homem 'organizacional', o homem moderno que desempenha várias funções. Para ser bem sucedido em seus négocios e objetivos, precisa ser: flexível, inovador, criativo, visão de mercado externo, permanente desejo de realizações, entre outros..
No caso de O Boticário, é possível indentificar o homem organizacional: Miguel Krisgner, o presidente da empresa.
Conforme descrito no caso, podemos observar o modelo de empresa que é O Boticário. Uma empresa inovadora, antenada ao mercado, com visão ampliada e grande visibilidade ao futuro.
Um dos pontos de destaque da empresa é o seu centro de pesquisa e inovação. Parte do lucro da empresa é destinado a esse centro de pesquisa, e com isso a empresa é capaz de investir em novas ideias e novas criações sem afetar diretamente o capital da empresa.
Outro ponto é a flexibilidade na criação de um novo produto, o desafio de tornar a essencia do vinho em um perfume. A captação da ideia, a colaboração de profissionais da outras areas foram fundamentais para a elaboração desse novo projeto, o investimento em novas tecnologias também foi essencial.
Além de tudo isso, foi necessário um estudo do mercado externo e do ambiente interno da empresa para que fosse possível a iniciação desse projeto, se seria viável e favorecedor a empresa e se ainda seria um produto diferenciado de outras empresas concorrentes.
Conluindo: O Boticário é uma empresa que usufrui de conceitos da abordagem estruturalista e Miguel Krisgner representa bem o papel de homem organizacional. Lançando mão de recursos técnicos essencias e sempre com um olhar criativo ao mundo interno e externo, antes mesmo de se tornar tendência em outras organizações. Um caso de sucesso com a junção de diversos fatores positivos e estruturalistas.
Teoria Comportamental da Administração
Principal ênfase:
Assim como na Teoria das Relações Humanas, a ênfase ainda se encontra no comportamento humano. Focando ainda o comportamento organizacional no ambiente de trabalho e estrutura do comportamento humano (motivação humana - Teoria de Maslow).
Sobre a motivação humana: Maslow, em Psicologia, apresentou a teoria da motivação que detalhava e organizava em níveis de hierarquia, importância e influenciação. Essas necessidades foram organizadas e inseridas em uma pirâmide.
desenho da pirâmide + breve resumo + base e topo
Sobre comportamento humano nas organizações:
Na teoria dos dois fatores, formulada por Herzberg, estão descritos dois fatores que orientam o comportamento dos funcionários:
1) Fator Higiênico: trata-se do ambiente de trabaho e das condições em que o trabalho é desenvolvido.
Principais fatores abordados são: salários, benefícios sociais, tipos de chefia ou condições físicas e ambientais de trabalho.
...