A INTRODUÇÃO A PESQUISA
Por: monizer • 12/2/2021 • Trabalho acadêmico • 882 Palavras (4 Páginas) • 110 Visualizações
INTRODUÇÃO À PESQUISA |
Acadêmicos: Monize Rebelatto
Tutor Externo: Ricardo Kagimoto
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo explicar resumidamente a importância da pesquisa cientifica para a construção e elaboração de trabalhos científicos, orientando assim o acadêmico ou quem quer que seja o interessado, como fazê-lo, dentro das normas pré estabelecidas.
Palavras -chave: Paper. ABNT. Pesquisa científica.
- INTRODUÇÃO
Desde o início, o homem sempre idealizou explicar diversos acontecimentos. Dentre eles, podemos citar as perguntas mais comuns, como: de onde viemos, para onde vamos? Por que estamos aqui?
Diariamente, tendemos a correlatar pesquisa à simples recolha de dados, porém essa é apenas uma pequena parte de todo um processo de investigação, a qual de nominamos “métodos científicos”. Segundo o autor Demo (1985, p.27) ''Pesquisar é, inicialmente, dialogar de forma inteligente com a realidade''. Para ele, não se deve apenas acumular informações com a finalidade de ''achismo'', a feri-la e colocá-la em meios sofisticados.
Devemos tratar a pesquisa com mais profundidade. Como disse, o grande filósofo, físico e matemático René Descartes (1596) ''Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível”. Isso afirma outra questão: o fato que se deve desmistificar a ideia que pesquisa está diretamente correlacionada aos grandes cientistas, em laboratórios sofisticados e com enormes investimentos.
Buscar compreender algum fato, é, ou pelo menos deveria ser executado por todos. Principalmente no meio acadêmico. Uma universidade que não incentiva seus alunos a serem seres pensantes, falhou em sua missão. Pois, estes, não podem ser apenas ''repetidores de ideias e conceitos'', devem sim, produzir seus próprios conhecimentos, conduzidos por seus orientadores.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao iniciar um projeto de pesquisa é imprescindível escolher o tipo de pesquisa que será utilizado para o desenvolvimento do trabalho. Há inúmeras tipologias, dependendo da área que se deseja seguir. Isso dependerá da investigação e da origem do problema.
Do ponto de vista etimológico, a palavra conhecer deriva do lam Cognoscere que significa ‘’saber’’,’’conhecer’’. Ela é composta pelos termos COM, ’junto’’ e gnoscere,’’ obter conhecimento’’. Essa obtenção se dá devido ao nosso lado racional e nossa busca incessante pelo desconhecido.
O ser humano é portador de características únicas, como a curiosidade, que nos incentiva e nos possibilita descobertas incríveis, já o descontentamento com as coisas que nos cercam, possibilita uma busca incessante de conhecimento, este, por sua vez, se dá pela relação básica entre dois elementos, em questão: O sujeito e o objeto.
Nessa combinação, há de um lado o sujeito que busca conhecer, chamado de cognoscente. E do outro, o objeto que se deixa conhecer, denominado cognoscível. Desse processo eclode o ato de saber, que resulta na explicação do objeto que está sendo analisado. Segundo Baru (2002,pg.16) ’’Só depois de compreendido o objeto em seu modo de ser é que se pode dizer que ele está conhecido.’’
O que é pesquisar? De forma bem simples, podemos dizer que é a busca pelo conhecimento. É a busca de verdades para determinadas indagações que possam surgir. Ander Egg(1978:28) diz que a pesquisa é um “procedimento reflexivo sistemático, controlador-crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.”
...