A INTRODUÇÃO GERAL À ÉTICA
Por: Samara Tavares • 17/5/2021 • Resenha • 363 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
ATIVIDADE UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO GERAL À ÉTICA
Nome: Samara dos Santos Tavares da Silva
Curso: MBA – Gestão Estratégica de Negócios
Definições
Ética | R: É a ciência que irá refletir e validar se tal conjunto de regras proposto pela sociedade é apropriado ou não. |
Moral | R: Conjunto de regras e formas de conduta que foi estabelecido por uma sociedade que por sua vez, foi elaborado por indivíduos. |
Lista
Ambiente escolhido (A): Igreja
- Reverência: Ao entrar no templo, onde se é considerado um lugar santo, devemos nos portar de forma que haja consideração, respeito.
- Tolerância: A igreja é um lugar (ou ao menos, deveria) que abriga diversas pessoas, de diversas classes sociais, etnias, culturas, etc., essas pessoas em suas diferenças devem ser respeitadas.
- Empatia: De uma forma rasa, empatia é se colocar no lugar do outro. Tendo isso em mente, nosso comportamento dentro da igreja de forma moral, até pelo o que é pregado, deve ser de agir com empatia pelo próximo.
Ambiente escolhido (B): Casamento
- Lealdade: O comportamento de lealdade é um dos pilares da conduta moral dentro do casamento. Uma pessoa leal não falha em suas promessas, cumprindo sua palavra com responsabilidade e dedicação.
- Respeito: Não só no casamento, mas, em todas as relações o respeito deve ser a máxima. O respeito tem a ver com consideração, atenção.
- Integridade: Dentro dessa relação se espera um do outro um comportamento que encontre coerência entre palavras e ações, a pessoa íntegra entrega esse comportamento.
Descrição de experiência
Partindo do pressuposto da limitação da liberdade para se conduzir à um comportamento correto, gostaria de usar o exemplo da lealdade dentro do casamento. Temos ouvido hoje que devemos viver o agora, fazer o que temos vontade, amar sem julgamentos, que o casamento é uma instituição falida e etc. Quando nos propomos a ser leais dentro de um relacionamento, privando-nos de ter relações com outras pessoas, essa limitação irá nos proteger de sofrermos não só emocionalmente, posteriormente, mas também é uma forma de nos protegermos de doenças que uma relação sexual extra conjugal pode nos trazer, protegemos os filhos, fruto desse casamento e todos os que estão envolvidos de alguma forma. Essa limitação então, gera um comportamento moral que nos direciona para uma ética dentro do casamento.
...