A Implantação de Um Programa de Gestão da Qualidade
Por: Charlon Bergahn • 23/3/2021 • Trabalho acadêmico • 2.524 Palavras (11 Páginas) • 2.624 Visualizações
IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE GESTÃO DA QUALIDADE - PGQ
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
RESUMO
As organizações buscam constantemente otimizar seus processos, sem sofrer perdas de recursos e tempo de seus funcionários. Com as ferramentas de gestão da qualidade, as empresas obtêm dados e informações relevantes e significativos, a fim de corrigir eventuais falhas em seus processos, setores e em seu planejamento, diminuindo os custos e desperdícios. As ferramentas de gestão da qualidade também visam analisar externamente as condições da empresa, do cenário econômico e de tudo o que possa vir a se tornar uma barreira para a empresa. As ferramentas permitem à empresa a conhecer suas vantagens, pontos fortes e fracos e quais os obstáculos que enfrentará no cenário econômico. A pesquisa científica das ferramentas de gestão permitiu encontrar as melhores soluções para as empresas, para otimizar seus processos, aumentar os lucros e oferecer aos clientes a qualidade exigida para satisfazer suas expectativas.
Palavras Chave: Qualidade, Planejamento, Vantagens, Soluções.
1. INTRODUÇÃO
Neste paper serão abordados planos de gestão da qualidade, estudando a viabilidade de implantação em uma empresa da região. A epresa escolhida foi a WEG Automação, no setor de Montagem de Quadros Elétricos.
Planos de Gestão da Qualidade – PGQ, auxiliam administradores e gestores nas empresas, a melhorar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa.
As ferramentas de gestão permitem uma análise detalhada sobre obstáculos e problemas, a fim de corrigir falhas nos processos e alcançar a melhoria contínua na produção. Ao longo do desenvolvimento empresarial, desde o início da revolução industrial, empreendedores e gestores precisaram renovar seus métodos de produção.
Gerenciar uma empresa é uma tarefa complexa, cheia de desafios e exige constante inovação na maneira de administrar os recursos e mão de obra. Gestores, proprietários e empreendedores buscam reduzir seus custos, aumentar o lucro, contratar mão de obra especializada, com funcionários capacitados, e as ferramentas de gestão da qualidade auxiliam na otimização dos resultados.
A seguir serão apresentadas algumas ferramentas de gestão da qualidade e suas características. Muitos estudiosos explicaram em suas teses as técnicas de gestão e otimização da qualidade e dos resultados com as ferramentas de gestão. Serão analisadas as ferramentas principais, que mais atendem as organizações atualmente, visando compreender e analisar a viabilidade de implantação do PGQ na empresa escolhida.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Chiavenato (2004), o planejamento é a primeira das funções administrativas e é o que determina antecipadamente os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los.
Para planejar os objetivos da empresa, é preciso aplicar as técnicas das ferramentas de gestão. Estas técnicas permitem uma análise profunda da situação da empresa e do cenário econômico, dando informações para a empresa decidir sobre seus objetivos.
Para Deming (2003), a qualidade é definida como algo que atenda às exigências e necessidades dos consumidores. Como estas exigências e expectativas podem mudar, as especificações de qualidade devem sempre ser alteradas.
Como Juran (1992) explica, a qualidade é baseada em três processos gerenciais: Planejamento, Controle e Melhoria.
Segundo a NBR ISO 8402, qualidade é representada pelas características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades dos consumidores e clientes.
As ferramentas utilizadas nos Planos de Gestão da Qualidade permitem alcançar a melhoria contínua, identificando falhas e erros em tempo de corrigir para redução de desperdício e reprocesso, otimizando os lucros da empesa. A seguir algumas ferramentas de qualidade.
2.1 Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA, traduzido para Planejar, Execução, Checar e Agir, permite que os setores produtivos e de serviços encontrem falhas na empresa ou nos processos e as solucionem de forma rápida.
O Planejamento (PLAN) é o momento de traçar os objetivos da empresa. Onde o plano de desenvolvimento, inovação, criação de novos produtos deve ser idealizado.
A execução (DO) do plano, nesta etapa, é realizada. Faz-se um mapeamento dos processos para realizar a análise e verificação dos resultados.
O Checar (CHECK) é o momento de analisar os resultados. Nesta etapa se observa as diferenças e resultados, e quando houver divergências do planejado para o resultado, registra-se o ocorrido, voltando para a análise do que houve de errado.
Agir (ACT), onde e quando as falhas no processo foram identificadas, para corrigir os processos e remover os pontos que causaram os erros, sejam falhas de máquinas ou humanas. Nesta etapa são corrigidas as falhas para alcançar os objetivos.
[pic 1]
Figura 1 - PDCA, demonstrado em ciclo
2.2 FERRAMENTA 5W2H
A ferramenta de gestão 5W2H é uma ferramenta direcionada para a execução. Definem-se todos os passos do processo no projeto e então se executa o planejamento.
Em tradução livre a sigla representa os 5 W’s e 2 H’s:
What? - O que fazer?
Why? - Por que fazer?
Where? - Onde deve ser feito?
When? - Quando deve ser feito?
Who? - Quem vai fazer?
How? - Como vai ser feito?
How much? - Quanto vai custar?
Tendo estas informações, antes do início de cada projeto, a empresa consegue executar de forma assertiva o seu planejamento. Cada etapa tem sua responsabilidade na execução do plano, com prazos, orçamentos, designação de setor, com a elaboração completa do processo.
Esta ferramenta proporciona melhores resultados, dentro dos prazos e custos para a empresa, com o melhor resultado e menor custo.
Segundo Gomes (2014) o 5W2H, é uma ferramenta para elaboração de planos de ação que, por sua simplicidade, objetividade e orientação à ação, tem sido muito utilizada em Gestão de Projetos, Análise de Negócios, Elaboração de Planos de Negócio, Planejamento Estratégico e outros pontos importantes para o auxílio de gestão da qualidade.
2.3 KPI E MAPAS MENTAIS
...