A Importância da Auditoria nas Organizações
Por: Daniela Siqueira • 13/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.007 Palavras (9 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DAYANNY CAROLINE DO ESPIRITO SANTO SIQUEIRA
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
BELÉM/PA
2017
DAYANNY CAROLINE DO ESPIRITO SANTO SIQUEIRA
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de
Auditoria da Faculdade Maurício de Nassau.
Turma 7NC. Período 2017.1.
Prof.ª Adriana da Silva Borges
BELÉM/PA
2017
RESUMO
Nos dias atuais o mundo dos negócios tornou-se cada vez mais dinâmico e as exigências legais têm acompanhado este dinamismo. Para as organizações é um desafio acompanhar as exigências advindas das leis, os novos procedimentos, instruções normativas, etc., obrigando os administradores a possuir uma maior responsabilidade e empenho profissional. Contudo, algumas empresas não conseguem acompanhar a todas estas mudanças e deixam de atender as novas exigências: trabalhistas, tributárias, tecnológicas e entre outras. Neste cenário, a auditoria possui um papel fundamental para executar um trabalho de revisão das demonstrações financeiras, registros, transações e operações da organização, fornecendo preciosas recomendações corretivas e preventivas à exposição da organização face a multas, erros, fraudes e outras adversidades.
Palavras-chave: Auditoria; Revisão; Corretivas.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 4
- AUDITORIA ............................................................................................................... 4
- AUDITORIA INTERNA ............................................................................................ 5
- AUDITORIA EXTERNA ........................................................................................... 5
- DIFERENÇAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA .......................... 6
- BENEFÍCIOS .............................................................................................................. 8
- CONCLUSÃO ............................................................................................................. 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 10
- INTRODUÇÃO
As mudanças no cenário empresarial desencadeadas por fatores tecnológicos e históricos resultaram em grandes desafios ao administrador nos dias atuais. Visando ter conhecimento sobre todo e qualquer processo na empresa, com foco na integridade e proteção do patrimônio, o administrador recorre a execução da auditoria. A auditoria é um processo essencial para companhias de todos os segmentos, pois verifica a precisão dos registros contábeis de uma empresa com o objetivo de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração, além de evitar e corrigir possíveis fraudes e erros.
Nas grandes organizações devido à expansão do mercado faz-se necessário medidas fortes, com procedimentos e normas para se ter eficaz na gestão e na operacionalização dos processos corporativos. Através do trabalho da auditoria, o administrador tem mais solidez para tomar suas decisões afim de melhorar a eficiência e eficácia de sua empresa. O crescimento da auditoria se deu pelo desenvolvimento do sistema familiar após a revolução industrial. As empresas começaram a buscar novos mercados, competindo por espaço. Como consequência, foi necessário rever as formas de controle da empresa, visando, sobretudo, a redução dos custos de produção (ALMEIDA, 2010).
- AUDITORIA
A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência do controle patrimonial. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
A auditoria pode ser realizada por um auditor interno (colaboradores da empresa) e auditor externo, profissionais designados pelo órgão certificador. No processo da auditoria, quando tudo está de acordo, diz-se que está em “conformidade”, ou seja, que o departamento ou empresa auditada está seguindo corretamente os objetivos propostos. Quando o contrário ocorre e o setor demonstra irregularidades, diz-se que está em “não conformidade”, ou seja, que algumas ações precisam ser corrigidas, implantadas ou mesmo eliminadas.
- AUDITORIA INTERNA
A auditoria interna é executada por profissionais da empresa, ou seja, o auditor interno é um colaborador da empresa ou empresas que possuem vínculo ou subordinação com esta, com o objetivo principal de auxiliar a entidade a atingir suas metas, por meio de uma avaliação do seu sistema de controle interno. O auditor interno ficará responsável por compilar informações a serem examinadas, em determinados períodos de tempo, observando a execução das políticas, legislação, a eficiência e os aspectos tradicionais da empresa. A auditoria interna é considerada uma ramificação de auditoria independente.
De acordo com a Resolução CFC 986/03 – NBC T 12 (Normas de Auditoria Interna), a auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
A auditoria externa não elimina a necessidade da auditoria interna, pois a auditoria interna da organização auditada possibilita maior segurança ao auditor independente, evitando a duplicidade de trabalho e reduzindo os custos de ambas as partes, uma vez que a qualidade dos trabalhos praticados assim indique, e permite a identificação e resolução antecipada de problemas que só são solucionados no último instante (GASS, 2008).
...