A Importância da Microempresa
Por: x4u4h3y3e3 • 3/3/2016 • Trabalho acadêmico • 443 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
A Importância da Microempresa
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa de campo realizada em uma microempresa no ramos de panificação localizada em Imperatriz-Ma. Vamos conhecer uma pouco de sua historia, as formas de venda, e de pagamento de seus fornecedores, como a empresa consegue vencer a concorrência, quais suas táticas e suas estratégias de venda.
Há vinte e cinco anos o Sr. José Raimundo Ferreira de Aguiar, natural de Minas Gerais, chega a Imperatriz e traz com ele uma experiência de anos de trabalho no ramo de panificação. Com a esposa e filhos e sem muitos recursos, resolveu investir o pouco que tinha em uma padaria, mesmo em bairro afastado do centro, conseguiu aos poucos ser referencia de sabor e qualidade. Assim surgiu a panificadora boca de forno.
Hoje a empresa como o nome de firma, JRF AGUIAR PANIFICADORA, conta com onze funcionários, quatro na parte externa (vendedoras) e seis na parte interna (produção), e uma gerente (Leisson) que ajuda na parte de entrada e saída de mercadorias (estoque).
A empresa atende todas as faixas etárias e níveis sociais, pois os produtos oferecidos são de baixo valor, mas de alta qualidade. Dessa forma consegue atrair clientes e vencer a concorrência, segundo o gerente o valor cobrado que chega a ser 40% mais baixo, traz lucro porque vende três vezes mais em relação ao concorrente. Sendo assim os salgados são os agentes decisórios na estratégia de venda, sem falar dos seus Paes de queijo que atraem clientes de outros bairros por ser considerado um dos melhores da cidade.
Seus principais fornecedores são a Sadia, MGA, coca-cola, River, Disrosse, sorvepan e a forma utilizada pra saldar com suas dividas é cheque ou promissória com prazo de 30 e 60 dias. Assim a empresa fica em situação favorável, pois suas vendas são a vista.
Podemos ver que a estratégia utilizada pela empresa é o preço e seu marketing é o boca a boca, que aos poucos foi conquistando os gostos e níveis variados, e seu crescimento veio através dos esforços, e persistência da família Aguiar que não se intimidaram com as dificuldades e acreditaram em um sonho, hoje realizado.
Esse tipo de empreendimento, ou seja, microempresa tem papel fundamental para a economia do Brasil e é a principal mola impulsionadora da redução das desigualdades sociais. A pequena empresa precisa de credito e o desafio é suprir com condições compatíveis com a situação brasileira. As microempresas são responsáveis por 52,3% do emprego formal em todo o país, segundo o dado do banco, o que equivale a 13 milhões de trabalhadores.
Referência
Dados obtidos em pesquisa de campo, realizada na Panificadora Boca de Forno, em Imperatriz-Ma, em 18 de novembro de 2014.Pesquisa no site http://intertemas.unitoledo.br/.
...