A Importância da Utilização de Indicadores Socioeconômicos
Por: marirosa17 • 15/8/2016 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 493 Visualizações
- Qual a importância da utilização de indicadores socioeconômicos para a qualificação da gestão pública?
De acordo com Jannuzzi (2012) os indicadores são utilizados para subsidiar as atividades de planejamento público, auxiliam na formulação das políticas públicas nas esferas federais, estaduais e municipais dos governos, servem para monitorar as condições de vida e o bem-estar da população e permitem, ainda, o aprofundamento da pesquisa acadêmica sobre os diversos fenômenos sociais. Nesta perspectiva, Jannuzzi (2012) afirma que, a utilização de indicadores socioeconômicos torna-se imprescindível para a qualificação da gestão pública, uma vez que se caracteriza como um estudo da situação social de uma determinada população, com textos descritivos ou analíticos, tabelas de dados, cartogramas e indicadores específicos, voltados a subsidiar um ou mais programas sociais já previamente delineados. Nesse sentido os indicadores socioeconômicos tornam-se também um ótimo instrumento para o momento da elaboração de um plano plurianual de instancias governamentais, sobretudo no que tange os municípios, porque é por meio destes que se poderá construir orçamentos mais adaptáveis e responsáveis com a administração publico.
- Quais as principais características que devem ser associadas aos indicadores de políticas públicas para que eles cumpram a sua função?
De acordo com Jannuzzi (2001), para que os indicadores sociais escolhidos cumpram a sua função, devem possuir um conjunto de características imprescindíveis, entre elas destaca-se a relevância, validade e confiabilidade. No que tange à relevância, para a Agenda Político-Social, esta é uma das propriedades fundamentais de que devem gozar os indicadores escolhidos para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos ou avaliação de programas sociais específicos. Já a validade é uma questão fundamental na escolha de indicadores, pois é desejável que se disponha de medidas tão “próximas” quanto possível do conceito abstrato ou demanda política que lhes deram origem. E no que diz respeito à confiabilidade da medida esta é outra propriedade importante para legitimar o uso do indicador.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores socioeconômicos na gestão pública– 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012
- No modelo conduta-desempenho, a observação de práticas adotadas na gestão pública e de indicadores permite que observemos quais as práticas com maior poder de explicação para o sucesso na gestão. Proponha alternativas de implantação de um processo de aprendizagem coletiva, baseada no modelo conduta-desempenho, com participação dos 417 municípios baianos.
O projeto tem como objetivo à implantação de um processo de aprendizagem e inclusão digital de estudantes do ensino fundamental e médio nos 417 municípios baianos. Para isso o governo Estadual irá disponibilizar computadores portáteis para os alunos, bem como o corpo docente, suportes técnicos às atividades realizadas em prol da aquisição de novos conhecimentos. Para a elaboração do projeto foram considerados vários indicadores que caracterizam a situação da inserção ocupacional de jovens e adultos, entre eles podemos destacar as condições de acesso à escola, a infraestrutura escolar, o desempenho dos alunos. Tais dados foram extraídos no sítio do MEC (Ministério da Educação). Para compor o índice de desempenho municipal utilizaram-se os indicadores socioeconômicos relacionados às condições de vida dos estudantes, condições de moradia, nível de pobreza e rendimento familiar, escolaridade dos pais. Os dados foram levantados no IBGE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
...