A Importância do Capital de Giro nas Empresas
Por: SuellOliveira • 31/3/2017 • Relatório de pesquisa • 355 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Faculdade Araguaia
Professora: Aline Moraes
Aluna: Suell Oliveira
Atividade: Administração Financeira e Orçamentaria II
Qual a importância do Capital de Giro em uma empresa?
Capital de giro conhecido também como ativo circulante é o total de recursos necessários que a empresa dispõe para desempenhar suas atividades diárias, ou seja, girar. Capital de giro é uma parte da diferença entre o dinheiro que a empresa tem disponível e o dinheiro que deve ser utilizado para quitar as dívidas, elas podem ser compostas por despesas fixas, gastos necessários para a comercialização e prestação de serviços, ou gastos extras.
Uma empresa sem capital de giro, ela fica imóvel. Normalmente, uma empresa sem capital de giro está vivendo na sobrevivência e com recursos de terceiros”, sendo assim o capital de giro e muito importante para uma empresa.
De acordo com especialistas, em uma expansão, as condições específicas de cada empresa e as características do mercado devem ser sempre analisadas através dessa análise, principalmente a condição financeira da organização, o empreendedor abre um leque muito amplo para poder evoluir. O capital de giro pode ser usado para que a empresa dê um salto, ou seja, este capital é utilizado para investimentos, melhorias e aquisições de outras empresas. No mercado empresarial é necessário estar sempre atento às oportunidades que acontecem no dia a dia, e a empresa tendo esse recurso pode e deve aproveitar a disponibilidade desse capital e sair na frente das empresas que não o tiverem.
Visualizar um futuro favorável para uma organização. Fator que sem dúvida, é comum entre empreendedores e executivos de todas as empresas. Todos desejam que seus negócios quais estão à frente, deem certo e venham prosperar. Mas o simples fato de quererem, nem sempre significa que vão conseguir realizar com sucesso. É preciso planejamento, organização e, claro, verba.
Por isso, a preocupação com as finanças e principalmente, cuidar da eficácia do capital de giro é muito importante para a expansão de uma organização. Ele representa grande parte do total de ativos da empresa e é fundamental para comprar mercadorias e materiais, estocar, vender e receber o dinheiro das vendas. Portanto, exige um esforço ainda maior do administrador, se comparado ao capital fixo.
...