TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Resumo

Por:   •  11/8/2019  •  Resenha  •  6.926 Palavras (28 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 28

Tópico 19: Inovação sob Incertezas:

Projetos de inovação trabalham em situações de incerteza. Tipos:

  1. Incerteza científica
  2. Incerteza tecnológica
  3. Incerteza de desenvolvimento de produto
  4. Incerteza de recursos
  1. O financiamento do projeto está garantido ao longo do tempo? Aquisição, desenvolvimento e mobilização de competências necessárias para o projeto, ao longo do tempo
  1. Incerteza de mercado (pricing, volume etc.)
  2. Incerteza organizacional
  1. Resistências, descontinuidade, inconsistência de expectativa e métricas, mudanças internas, estratégicas e nos parceiros,
  1. Incerteza regulatória
  1. P.ex: quais as regras para sequestro de carbono em 20 anos?
  • Mais importantes:
  • Incertezas tecnológicas
  • Incertezas de mercado
  • Incertezas organizacionais
  • Incertezas de recursos

As situações de incerteza são específicas conforme cada projeto

  • Há diferentes incertezas em diferentes projetos de uma mesma empresa
  • Ex.: Braskem - Nova densidade de polipropileno x polipropileno de álcool
  • Ex.: Embraer - Phenon x Tucano
  • Ex.: Petrobras  - Álcoolduto  x  extração pré-sal – 500km costa
  • Ex.: Renault  - Carro elétrico x carro de motor a combustão interna

Decisões sobre incertezas:

  • Polipropileno de etanol
  • Plástico: rota reciclável x biodegradável
  • Apple vs Microsoft, IBM e Intel
  • IBM propôs que a Apple comercializasse o seu sistema operacional nos computadores IBM. A Apple negou a proposta e a IBM fechou um contrato com a emergente Microsoft
  • Motor diesel movido a álcool sem aditivo
  • Projeto do novo prédio da Produção
  • Biofábricas x química tradicional

Gerenciamento de incertezas:

  • Passivo  
  • Reação aos acontecimentos
  • Consumo de recursos conforme os eventos percebidos
  • O que não é percebido não é gerenciado... Percepção é chave!
  •  Pode ser percebido e não ser gerenciável/gerenciado
  • Aprendizado conforme percepção e reação aos eventos
  • Ativo
  •  Busca da antecipação na gestão das incertezas
  •  Consumo antecipado de recursos (em rel. à anterior), mas menor consumo geral
  • Métodos: Selecionismo + Aprendizagem, Learning Plan

Enfoques gerais para lidar com incerteza:

  1. Instrucionismo (sem incertezas)
  2. Selecionismo
  3. Aprendizagem

Instrucionismo : Aplica-se antes a projetos de rotina do que a projetos de inovação

  • Situações com ambiente e dados conhecidos, e projeto que pode ser modelado em função de sinal-resposta
  • Dada determinada situação, escolhe-se a solução precípua
  • Ex.: projetos de adaptação de equipamentos para usos conhecidos, adaptação de software para mesmo uso de outro cliente etc.
  • A = f(y)  

Selecionismo

  • Ambiente desconhecido  muito difícil/custoso levantar dados; dados “pobres”
  • Natureza do projeto pode levar a mudanças radicais do projeto a cada ciclo de aprendizagem
  • Aposta em múltiplas rotas / direções / alternativas, na esperança de que uma dê certo, ou a melhor seja escolhida
  • Exemplos:
  • Editor de texto da Microsoft
  • Works, Word, Bloco de Notas
  • Dificuldade em saber qual padrão iria vingar
  • Desenvolvimento de vários editores simultaneamente
  • Rota tecnológica para polipropileno do álcool
  • Existe etileno de etanol, não propileno (C3)
  •  Cientistas discutem várias rotas diferentes
  •  Não se sabe qual(is) rota(s) vai(ão) dar certo
  •  Braskem investe em mais de uma rota
  • Locus típico:
  • Ambiente desconhecido
  • Muito difícil/custoso levantar dados; dados “pobres”
  • Natureza do projeto pode levar a mudanças radicais do projeto a cada ciclo de aprendizagem
  • Aposta em múltiplas rotas / direções / alternativas, na esperança de que uma dê certo, ou a melhor seja escolhida a posteri

Aprendizagem

  • Sinais / dados incompatíveis com as previsões geram necessidade de adequação da representação do problema e das soluções previamente pensadas
  • Portanto, exige capacidade de, durante a execução, replanejar o projeto a partir de novas informações, eventos não previstos etc.
  • Melhora-se o projeto, buscando atingir um ótimo, ainda que o projeto vá se modificar muitas vezes em seu curso.
  • Aprendizagem pode ser sistemática ou de oportunidade
  • FMEA, análise estatística  aprendizado controlado passo a passo
  • Habilidade de reconhecer informações fora do previsto e agir
  • Não é feito planejamento até o final do projeto
  • Planeja-se até um certo marco, um ponto intermediário atingível após aprendizados (mitigação de algumas incertezas)
  • Ex.: prova de conceito, prova de tecnologia, protótipo etc.  
  • Conforme andamento do projeto, o marco pode ser antecipado ou postergado (marcos não fixos, não se sabe o que pode acontecer)
  • Avalia-se o obtido, o que se aprendeu e se planeja novo ciclo de mitigação de incertezas (novas podem surgir)

Selecionismo + Aprendizagem

  • Selecionismo e aprendizagem não são enfoques excludentes --> São complementares
  • Em cada rota adotada num enfoque de selecionismo pode (deve) haver aprendizado
  • O aprendizado melhora o desempenho de cada rota
  • Ajuda a empresa a definir mais rápido quais rotas abandonar, quais persistir

Instrumentos de avaliação de projetos

  • Em “innovation killers”, Christensen et al (2008) criticam o uso de instrumentos financeiros como VPL, ROI para triagem de projetos de inovação.
  • Hamel vai no mesmo sentido, afirmando que se os projetos fossem tratados tradicionalmente, não haveria Vale do Silício.
  • Hamel (1999) enfatiza a necessidade de dinamizar três “mercados” internos à empresa: ideias, capital, talentos
  • A crítica de Christensen et al (2008) e de Hamel (1999) se relaciona ao posicionamento “passivo” frente às incertezas

Enfoques alternativos para lidar com incertezas em projetos:

  1. Milestones
  • Processo definido como sequência de atividades (etapas) e marcos de avaliação / revisão do que já foi desenvolvido
  • Etapa delimitadas através de “marcos” (ou milestones)
  • Marco é evento marcante para o desenvolvimento do projeto, definido por critérios claros e específicos, para análise dos resultados obtidos nas etapas, indicando o sucesso do projeto
  • Marcos não são predefinidos, são definidos para cada projeto
  • Modelo típico de gestão de projetos, não de desenv. produtos

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (828.4 Kb)   docx (646.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com