A Justificativa, Revisão de Literatura e Metodologia
Por: leilanogueira • 1/7/2018 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 526 Visualizações
Tarefa 3.2 – Justificativa, Revisão de Literatura e Metodologia.
Justificativa
Empreendorismo é uma forma muito interessante de estudar no momento atual do Brasil, por isso escolhi para conhecer mais afundo as possibilidades, dificuldades, pontos positivos e negativos. Um ponto positivo é que qualquer pessoa pode empreender, tendo como análise a parte interna e externa do processo.
Conhecer o mercado, ou seja, o ambiente externo, verificar a concorrência, cliente e fornecedores são fatores de grande importância para o empreendedor. No entanto promover ações estratégicas para agir de forma com que o mercado atinge.
Essa pesquisa será de grande ensinamento e proveito para o crescimento de qualquer pessoa dentro da capacidade e interesse de se tornara um empreendedor.
Revisão Literária
Conforme Aline Chagas, o empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando empregos e prosperidade, além disso, atualmente se comparado ao passado, os ambientes político e econômico do país são mais propícios e o empreendedor encontra informações e órgão para auxiliar o pequeno empresário.
Em síntese, os últimos 20 anos foram repletos de iniciativas em prol do empreendedorismo. A motivação das pessoas ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais somatório ou a um somatório de todos estes fatores, que são críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.
A realidade é que adversidades sempre vão existir, mesmo nos países mais desenvolvidos. Por isso, o foco não deve estar na crise ou na burocracia, mas em como esses obstáculos serão contornados para criar negócios prósperos, inovadores e longevos.
Verificamos também que após estudos podem ser planejados com mais eficiência o projeto, assim podendo reduzir riscos de perda de capital e assim não continuar com seu mercado.
Segundo Razzolini (2012), somente depois do século XVII, é que os economistas começaram a estudar mais detalhadamente o empreendedorismo, e passou-se a entender como empreendedor, o indivíduo que criava e dirigia um empreendimento, assim este passou a ser visto como um importante agente de mudanças e o empreendedorismo como peça fundamental para a evolução.
Para Drucker (1974, p. 25) empreendedorismo é: “prática; visão de mercado; evolução [...] o trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente”.
Metodologia
Para o desenvolvimento do estudo, irei estudar os autores que já foram indicados aqui sobre empreendorismo e atender a expectativa da minha pesquisa, buscando analisar todos os fatores que serão trabalhados aqui.
Uma abordagem interessante é o crescimento no Brasil, mostrando de fato essa possibilidade sem correr o risco de fraquejar. O momento atual pode ser denominado como a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão encurtando distâncias culturais e comerciais, criando novas relações de trabalho, globalizando, renovando os conceitos econômicos e gerando riquezas para a sociedade (BESSOME, 2000; DORNELAS, 2008).
...