A LIDERANÇA MOTIVACIONAL
Por: M.M. • 3/11/2018 • Artigo • 4.200 Palavras (17 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 1][pic 2]
DE SÃO PAULO
MBA em Gestão
Estratégica de Negócios
2018
Autor(a):
Orientadora:
LIDERANÇA MOTIVACIONAL[pic 3]
RESUMO
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a liderança motivacional na gestão estratégia das empresas em uma perspectiva de melhoria do desempenho no trabalho, tendo em vista que a liderança e a motivação são dois fatores de extrema relevância em qualquer empresa que pretender consolidar-se estrategicamente no mercado atual. Desta forma são apresentadas as noções de liderança e motivação na perspectiva de um marco teórico baseado em Bergamini, Bowditch e Buono, Chiavenato, Maslow, Vroom, entre outros. O levantamento bibliográfico permitiu alcançar alguns resultados que indicam que a motivação das pessoas dentro da empresa depende em grande parte do trabalho dos líderes, que devem estar voltados a influenciar seus seguidores a atingir suas necessidades, expectativas e objetivos organizacionais. Logo, a gestão estratégica de pessoas é aquela que valoriza seus recursos humanos, de modo tal, que sua liderança esteja voltada ao desenvolvimento e motivação de seu capital humano.
Palavras-chave: Liderança; Motivacional; Influência; Motivação.
ABSTRACT
The purpose of this article is to describe and analyze motivational leadership in the management of companies in a perspective of improving performance at work, given that leadership and motivation are two factors of extreme relevance in any company that intends to consolidate strategically in the current market. In this way the notions of leadership and motivation are presented in the perspective of a theoretical framework based on Bergamini, Bowditch and Buono, Chiavenato, Maslow, Vroom, among others. The bibliographic survey allowed us to achieve some results that indicate that the motivation of the people within the company depends to a great extent on the work of the leaders, who must be focused on influencing their followers to reach their needs, expectations and organizational goals. Therefore, the strategic management of people is one that values their human resources, so that their leadership is focused on the development and motivation of their human capital.
Keywords: Leadership; Motivational; Influence; Motivation.
- INTRODUÇÃO
Em um mercado cada vez mais competitivo, observa-se que as empresas necessitam fazer uso de importantes estratégias para atender exigências que acontecem cada vez com maior frequência e intensidade. Assim, é a através de seus gestores que as mesmas se preparam para atender as necessidades dos envolvidos. Esses profissionais são responsáveis pela administração de toda uma organização de forma todos trabalhem satisfeitos, com bons desempenhos e apresentação de bons resultados.
Através da liderança, a equipe trabalhará motivada e produzirá melhor. Em um mundo globalizado de negócios, o que se tem claro é que as pessoas são a parte principal da cadeia produtiva, por serem abrangidas através de suas habilidades e desempenhos, pela vantagem competitiva das organizações.
Assim sendo, destaca-se a liderança como um processo organizacional de direção das atividades funcionais de seus membros, influenciando sobre os mesmos e motivando-os para o alcance de objetivos individuais e empresariais. Sendo também, cada vez mais relevante a observação sobre como as pessoas podem ser motivadas em seu local de trabalho e como podem potencializar seus conhecimentos e talentos para a eficácia e eficiência organizacional.
Diante disso, os argumentos que fundamentam a liderança como fator motivacional no trabalho baseiam-se em várias teorias e tendências que colaboram na produção de novas propostas de interesse das pessoas sobre as atividades que desempenham.
Logo, exalta-se ao conceito de liderança motivacional, a incidência em adaptar cultura com valores corporativos, além das necessidades e interesses das pessoas pelo trabalho. Em outras palavras, diz respeito a uma indispensável necessidade que as empresas atualmente têm de estimular os indivíduos ao alto desempenho organizacional.
No entanto, percebe-se que, tendo a ver com as características de cada um dentro do trabalho em equipe, o comportamento individual é fator determinante na motivação no trabalho, logo depende de integração/interação de seus integrantes. Assim, para que um grupo possa trabalhar de forma estratégica em uma empresa, necessita de uma liderança que seja capaz de consolidar todo um grupo para fins comuns através da motivação.
- A INFLUÊNCIA E O CONCEITO DA LIDERANÇA
Em o “Monge e o Executivo”, Hunter (2004, p. 29) questiona sobre o que é realmente uma liderança nas empresas, visto que, liderar é influenciar as pessoas, o autor questiona: Como é possível desenvolver esta influência?
O mesmo autor esclarece que é prioritário saber o que motiva as pessoas a realizarem o que seus lideres necessitam. Da mesma forma que é possível que as pessoas atendam a seus líderes com boas ideias, confiança, criatividade, entre outras habilidades determinantes para a competitividade organizacional.
Nessa mesma linha, Chiavenato (1999) avalia a liderança como:
[...] um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional. (CHIAVENATO, 1999, p. 553)
Bowditch e Buono (2002) esclarecem a liderança como um modelo de influência onde um indivíduo e/ou grupo é orientado a atingir metas. Uma boa liderança depende do estilo utilizado pelo líder para determinada situação ou tarefa. Sendo necessário, evidenciar que não existe liderança sem seguidores. Através de um bom líder aparece a eficácia organizacional, onde se consegue adequar os objetivos das pessoas às metas da empresa.
Para Vendramini (2000) a liderança surge da interação entre o líder e seus seguidores. A autora observa ainda que a liderança surgiu da autoridade consentida pelos seguidores. Desta forma, a influência se forma da concordância das pessoas em atender ao líder.
...