A LIDERANÇA NA ATUALIDADE NAS RELAÇÕES HOMEM X TRABALHO.
Por: Déh Venturelli • 30/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.762 Palavras (8 Páginas) • 321 Visualizações
FACULDADE MAX PLANCK INDAIATUBA
Débora Venturelli – RA: 51406089
Monise Balbina de Moraes – RA: 51406366
Julia Ferreira Costa Cruz – RA: 51405946
A LIDERANÇA NA ATUALIDADE NAS RELAÇÕES HOMEM X TRABALHO.
INDAIATUBA
2017
Débora Venturelli – RA: 51406089
Monise Balbina de Moraes – RA: 51406366
Julia Ferreira Costa Cruz – RA: 51405946
A LIDERANÇA NA ATUALIDADE NAS RELAÇÕES HOMEM X TRABALHO.
Trabalho desenvolvido e apresentado ao curso de Administração da Faculdade Max Planck Indaiatuba como parte da avaliação do 8º semestre.
INDAIATUBA
2017
INTRODUÇÃO
Em uma época de constantes mudanças tecnológicas e de disputa acirrada por espaço no mercado, é exigido cada vez mais dos profissionais que ocupam cargos de liderança. Pois os velhos costumes vêm se renovando com o passar do tempo e em uma velocidade muito grande e junto vem a aplicação de novas teorias e novos conceitos relacionado ao papel do líder dentro das organizações.
Nesses novos conceitos, pode-se ver que é através do papel do líder e do seu estilo e liderança que o clima organizacional é influenciado, pois uma boa relação entre líder e colaboradores contribui para a motivação e o comprometimento da equipe, além de que os funcionários se sentem seguros e valorizados e isso é conquistado através de respeito e credibilidade dos líderes.
Para exercer o papel de líder na atualidade é preciso sabe lidar com as pessoas, é através das pessoas que são realizados as tarefas e que é através deles que os objetivos das organizações são atingidos ou não, por esse motivo torna-se imprescindível cuidar da motivação dos colaboradores, que na maioria abrange desde a satisfação pessoal até as melhorias nas condições de trabalho. Atualmente as organizações estão se preocupando com o nível de motivação dos seus colaboradores pelo fato de que isso representa os bons resultados.
A lucratividade das organizações nos dias de hoje não estão decididas pelas máquinas, nem pela capacidade de produção e sim pelas pessoas que trabalham dentro das organizações por esse motivo manter a motivação deles é de suma importância conhecer meios de manter os colaboradores motivados e também comprometidos a executarem suas tarefas de forma que a organização aumenta o sucesso e os lucros da organização.
A satisfação dos colaboradores é um dos temas que muito vem sendo discutido no mundo atual em que o aperfeiçoamento, o desenvolvimento de habilidades e o comprometimento das pessoas são fundamentais para garantir que a missão elaborada pela organização seja cumprida. O objetivo deste trabalho e da pesquisa é identificar de maneira a liderança e a motivação aplicada de forma correta influenciam nos resultados organizacionais, auxiliando o líder na obtenção dos resultados da sua equipe.
O presente trabalho tem como justificativa o grande desafio dos administradores para criar um clima organizacional propício ao desempenho de seus subordinados, especialmente no que diz respeito as necessidades de satisfação e auto – estima.
Em resposta à esse estudo é sugerido a seguinte hipótese: Como uma boa liderança motiva os colaboradores de a cumprir suas obrigações e como isso influencia na obtenção dos resultados dentro das organizações?
O trabalho a seguir está dividido em etapas sendo a primeira relativa à introdução, a segunda ao desenvolvimento teórico ao tema que influenciam a análise do estudo e a terceira quanto às considerações finais.
LIDERANÇA
Entendendo quem é o líder
O líder é a figura responsável por garantir que os colaboradores atinjam os seus objetivos e tem grande importância dentro das organizações, pois o papel do mesmo é fazer com que a empresa se movimente. O líder na maioria das vezes tem que ser aquela pessoa que primeiramente todos sintam confiança, que serve de referência para a equipe.
Para exercer esse papel são necessárias algumas qualidades como, por exemplo, o domínio total do seu trabalho, comprometimento com a organização e também com a sua equipe e principalmente sempre agir com ética perante os colaboradores. Antes de todas essas qualidades é necessário avaliar a capacidade que a pessoa candidata ao líder tem para gerir as relações interpessoais, pois é necessário precisa ser uma pessoa calma, que saiba ouvir, que saiba escutar e que saiba escutar o que as outras pessoas têm a dizer e também é necessário ter muita estabilidade emocional para contornar as mais diversas situações que pode vir a ocorrer dentro do ambiente organizacional. É através do líder que vai ser passado a confiança que a organização tem em sua equipe e vice-versa, isso é feito através do líder que deve estar disposto a sanar dúvidas e atender os seus liderados no que diz respeito ao ambiente de trabalho.
Outra tarefa árdua do dia-a-dia de um líder é a questão motivacional. Alguns indícios de que sua equipe está desmotivada é a produtividade insatisfatória pois o trabalho na rende, rotatividade de colaboradores também é fator que desmotiva muito o funcionário o que acaba gerando problemas com absenteísmo prejudicando ainda mais a produção pois causa o desfalque na equipe. Na maioria dos casos as organizações pensa que esse problema pode ser resolvido apenas com o reconhecimento monetário, mas não é bem assim, às vezes conforto, segurança e bem-estar da organização pode gerar resultados positivos em relação á desmotivação, porém este objetivo não é alcançado rapidamente por se tratar de relacionamentos interpessoais, o que pode estar bom para um colaborador pode não ser bom para outro, por isso é necessário que o líder consiga transmitir, ouvir e sensibilizar seu time para que dessa forma consiga sempre mantê-los motivados. Para manter as pessoas motivadas dentro da organização é preciso que seja conhecido o funcionamento da mesma, que cada colaborador saiba a sua tarefa e saiba da sua responsabilidade e da importância que ele tem para o processo produtivo.
Os grandes líderes são aqueles que desenvolvem grandes equipes, que acredita e busca potenciais entre seus liderados, descobre os talentos existentes dentro da organização e incentiva a fazer o melhor, pois sabem que mais cedo ou mais tarde o reconhecimento pode chegar. Segundo Camila Comitre (2012) “quando se é um bom líder, sempre há reconhecimento para as pessoas talentosas”.
MOTIVAÇÃO
Conceito de Motivação
Para Stephen Robbins (2009) a motivação é resultante da interação do indivíduo com a situação e seu nível varia tanto de indivíduo para indivíduo, quanto em um mesmo indivíduo, em diferentes situações. Sua definição foi dada como o processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar sua meta. Os indivíduos motivados permanecem na realização de suas tarefas até atingirem seus objetivos.
...