A LOGÍSTICA REVERSA
Por: jaquejoyjoy • 26/8/2019 • Resenha • 613 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
RESENHA CRÍTICA[1]
Jaqueline Ribeiro da Hora Matos[2]
Os artigos propostos abordam sobre as vantagens do sistema da gestão logística conhecido como Just-in-time (JIT) em relação aos sistemas tradicionais de produção, com foco específico na qualidade e redução de custos propostos pela aplicação do sistema, o que resulta uma maior competitividade no mercado. Fazendo para tanto, uma comparação entre a principal diferença de um sistema para outro, e sua aplicação em um estudo de caso em uma indústria de autopeças.
É destacado sobre a disseminação da logística e da globalização. Para que uma empresa supere os desafios propostos pela globalização e sobreviva ou ganhe liderança de mercado, é necessário ter uma logística que ofereça competitividade. A estratégia logística proposta é conhecida como sistema Just-in-Time, o mesmo foi desenvolvido pela empresa Toyota para facilitar a manufatura operando e controlando os processos de produção com um sistema simples de informação.
O princípio básico da filosofia JIT é atender de forma rápida e flexível à variada demanda do mercado, produzindo em lotes de pequena dimensão. O planejamento e programação da produção procura adequar a demanda esperada às possibilidades do sistema produtivo. Esse objetivo pode ser alcançado utilizando racionalmente os tempos, recursos de matéria-prima e tecnologia. Também conhecido como o “sistema Toyota de produção”. O sistema visa administrar a manufatura de forma simples e eficiente, potencializando o uso dos recursos de capital, equipamento e mão de obra.
Deve-se ressaltar que no sistema tradicional, a gestão da produção consiste em várias programações. Uma programação para cada um dos processos de fabricação das peças, que são produzidas conforme a programação. Esse método torna difícil se adaptar de forma rápida caso haja mudanças, e que sejam causadas por algum problema em um dos processos ou por flutuação na demanda. Isso não ocorre no sistema a JIT, que se caracteriza por uma gestão de produção flexível, onde não é necessário fazer programações ao longo do mês para todos os processos, apenas a linha de montagem final pode ser informada sobre uma alteração em sua programação.
Uma das políticas do JIT é a busca pela excelência da qualidade de sua produção. Pois, a excelência em qualidade é a nova arma contra a concorrência. Com um mercado altamente competitivo, cuidar da qualidade deixou de ser fator diferenciador e passou a ser um requisito indispensável.
Além da busca por qualidade, Outro fator do JIT é a redução de custos. Em grande parte, essa redução dos custos é atingida ao se eliminar desperdícios, que são alistados em sete categorias: superprodução, espera, transporte, processamento, inventários, movimento e produção de produtos defeituosos. O sistema JIT auxilia a empresa a obter vantagem em custo, por meio da melhoria de todos os processos envolvidos. O sistema ataca o desperdício em todas as funções da manufatura e não somente na produção.
Contudo, a implementação do sistema JIT em uma empresa requer mudanças em vários campos, como exemplo: o comprometimento da alta administração, medidas de avaliação de desempenho, estrutura organizacional, organização do trabalho e conhecimentos dos processos. Quando se tem preocupação em seguir métodos desse sistema, o resultado pode ser favorável, proporcionando inúmeros benefícios, e um diferencial competitivo. É um processo continuo e permanece na busca de melhorias.
Trabalho apresentado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB – como crédito da disciplina Administração da produção, ministrada pelo professor Flávio Américo Fernandes de Oliveira.
...