A Liderança Organizacional
Por: waspps.a • 8/3/2020 • Dissertação • 763 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
Analise e crítica dos modelos segundo Quin et al. (2004) – (resumo, pag. 06, apostila aula de liderança)
Modelo das metas racionais:
Modelo que apresenta o gestor “Diretor” e o gestor “produtor”, seu principal critério é o da maximização de lucro e de produtividade, e diz que a premissa básica dessa abordagem é a crença de que uma direção clara acarreta resultados produtivos, seu principal símbolo é o $
Essa abordagem é bastante voltada ao modelo de Taylor e Ford, onde não se olhava para os seres humanos como humanos e sim, somente como força de produção.
O cuidado que temos que ter ao apresentar esses dois perfis é o de não os caracterizar como carrascos que só querem o máximo de seus colaboradores sem pensar em suas respectivas necessidades.
Acredito que o modelo de metas racionais seja direcionado a parte produtiva da organização, por esse motivo acrescentaria comunicação clara a sua premissa, pois sem isso os objetivos não são passados de forma eficiente e a obtenção de resultados talvez não seja a esperada.
Modelo dos processos internos:
O modelo que apresenta o gestor “monitor” e o “coordenador”, conhecido como “burocracia profissional”, complementa o modelo acima. Seus critérios de eficácia se baseiam na estabilidade, na continuidade e eficiência nos processos e também na hierarquia, regras, estruturas e tradições existentes. O símbolo deste modelo é a pirâmide.
Voltado também para a produção, acredito que seja o modelo que mais salienta a hierarquia como base de poder, acredito que nesse modelo, um gestor é mais voltado para a atividade e o outro para o direcionamento das pessoas nessa atividade. Talvez aqui não tenha tanta abertura para a equipe opinar os processos, isso pode ser extremamente importante para um bom processo.
Modelo das relações humanas:
Este modelo apresenta o gestor “mentor” e o gestor “facilitador”.
O símbolo é o círculo, pois o critério deste modelo é o compromisso, a coesão e a moral da equipe, fazendo com que o espirito de equipe, seja o maior motivador do time em questão.
Apesar de em toda organização haver hierarquia, este modelo se caracteriza pelo envolvimento da equipe em tomadas de decisão.
Acredito que seja o modelo mais direcionada para pessoas e suas devidas manutenções, o cuidado que deve ser tomado nesse modelo é o de as pessoas esquecerem o lugar que ocupam dentro da organização e acabarem passando dos limites ou desrespeitando algum colega de trabalho durante o dia a dia, acredito também que o principal modelo de liderança cabível dentro desse processo seja o da liderança situacional, pois aqui, vai caber ao gestor entender sua equipe e qual a forma que ele consegue trabalhar com cada um de seus integrantes, para que o clima de “time” prevaleça, que seus objetivos sejam alcançados de forma que todos se sintam participantes e que suas decisões sejam respeitadas, levando em consideração claro, o modelo de gestão do mentor, que está ali para mentorar, ensinar, mostrar a trilha a ser seguida e o modelo de gestão do facilitador que está ali com as informações necessárias, que as vezes não é tão próximos como o mentor, mas que também tem seu papel como gerenciador dos conflitos. .
...