A Logística Reversa
Por: renatas1980 • 18/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.772 Palavras (12 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
RENATA DA SILVEIRA SANTOS MARINHO[pic 7]
R.A : 1278350796
[pic 8]
SÃO GONÇALO
2017
RENATA DA SILVEIRA SANTOS MARINHO
R.A: 1278350796
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................................04 |
PASSO 1.......................................................................................................................05 |
PASSO 2.......................................................................................................................07 |
PASSO 3.......................................................................................................................10 |
PASSO 4.......................................................................................................................12 |
PASSO 5.......................................................................................................................13 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................14 |
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................15 |
INTRODUÇÃO
O desafio que segue versa sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na toma de decisões estratégicas, os quais visam a reestruturação da cadeia de suprimentos de uma fabricante de produtos lácteos, bem como o lançamento desta empresa no mercado internacional.
Contemplando as disciplinas do trimestre segue a elaboração de um relatório que contemple um plano de ação que tenha como finalidade reestruturar a cadeia de suprimentos de fabricante de produtos lácteos e a partir dessa reestruturação lançá-la no mercado internacional
4
PASSO 1
Tem-se aqui a descrição das premissas iniciais de um projeto de Gerenciamento de Transportes, visando realizar uma análise crítica, definindo desta forma os modais e rotas a serem realizadas, tanto nos suprimentos como na distribuição dos produtos da Leiteria Mogiana.
Especifica-se que o objetivo do projeto de Gerenciamento de Transportes é a melhoria do gerenciamento e administração, com foco no gerenciamento dos fretes realizados desde a obtenção do pedido, passando pela alocação de motorista, controle de andamento e entrega da carga.
O sistema deve integrar as seguintes funcionalidades:
- Administração de motoristas
- Controle de frota
- Gerenciamento de pedidos
- Controle de fretes/viagens
- Gestão de despesas por viagem
Ao analisar o conceito de transporte por mais de um modal tem-se um conjunto de definições que não convergem necessariamente, a grande divergência está relacionada à diferença entre os termos intermodalidade e multimodalidade.
Há características bem definidas dentro da evolução do uso de mais um modal para o transporte de carga.
Fase 1 – Movimentação caracterizada apenas pelo uso de mais de um modal.
Fase 2 – Melhoria da eficiência na integração entre modais. A utilização de contêineres, de equipamentos de movimentação em terminais e de outros instrumentos especializados na transferência de carga de um modal para outro, possibilita a melhoria do desempenho no transbordo da carga.
Fase 3 – Integração total da cadeia de transporte, de modo a permitir um gerenciamento integrado de todos os modais utilizados, bem como das operações de transferência, caracterizando uma movimentação porta-a-porta com a aplicação de um único documento.
5
Cabe destacar aqui o conceito do termo Roteirização, como processo de determinação de um ou mais roteiros ou sequências de paradas a serem cumpridos por veículos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais pré-determinados, que necessitam de atendimento, por Roteirização, entende-se o processo de criação de roteiros ou itinerários, onde pontos de paradas geograficamente dispersos, devem ser atendidos de acordo com suas necessidades, ao menor custo possível.
O primeiro passo para a Empresa Leiteria Mogiana escolher entre a logística terceirizada ou um sistema próprio é fazer uma análise, pois ambos têm seus benefícios e de acordo com a área de atuação da empresa, por isso a empresa Alimentícia Leiteria Mogiana precisa entender seus principais objetivos em relação à logística antes de iniciar o processo de terceirização.
Ao fazer essa análise, a Empresa terá clareza de seus principais objetivos.
Para conseguir decidir se a logística terceirizada é a solução mais adequada precisa-se conhecer suas principais vantagens e desvantagens.
- Vantagens aa Logística Terceirizada para a Empresa Leiteria Mogiana.
- Menor investimento inicial;
- Redução e maior controle dos custos;
- Custos variáveis de acordo com a demanda;
- Não precisar lidar com os processos trabalhistas da contratação direta;
- Contratar uma empresa que já tem conhecimento dos processos e do mercado de logística;
- Melhor qualidade de serviço prestado com o parceiro certo;
- Foco nos principais objetivos da empresa.
- Desvantagens da Logística Terceirizada Empresa Leiteria Mogiana.
- É necessário encontrar um parceiro de qualidade, que atenda às demandas da sua empresa;
- Salários podem ser mais caros;
- Diferenças de cultura entre as empresas;
- A variação de custos pode ser grande, caso a operação da empresa
6
não tenha uma demanda estável;
- Redução da qualidade dos serviços prestados de acordo com o parceiro selecionado.
Com esses fatores, fica fácil perceber que é essencial encontrar o parceiro ideal no processo de adoção da logística terceirizada.
As principais desvantagens muitas vezes se mostram presentes justamente pela má prestação de serviços da empresa contratada, e quando existe um bom acordo e o interesse real em atingir a excelência, muitas delas são deixadas de lado.
PASSO 2
Sr. Antônio necessita de uma análise crítica sobre alguns pontos a serem explorados no projeto de desenvolvimento do novo CD, pontos estes detalhados abaixo.
...