A Logística Reversa
Por: Gleise1 • 16/8/2021 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
Logística Reversa
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo abordar a Logística Reversa, analisando o sistema reverso como geradores de vantagens competitivas para a empresa. A falta de uma vantagem competitiva sustentável, bem definida e estabelecida, e uma posição estratégica na indústria toma - se uma empresa vulnerável aos padrões competitivos impostos pelo mercado.
INTRODUÇÃO
Logística Reversa tem como objetivo abordar uma das formas de aplicação da responsabilidade empresarial no retorno de bens de pós - venda e pós consumo ao ciclo de negócio ou ao ciclo produtivo das empresas, desta forma agregando mais valor e oferecendo maior competividade empresarial.
A logística reversa ganha a cada dia mais espaço pois, se faz necessário administrar os recursos materiais em todo o ciclo produtivo, reciclar materiais que possam agredir o meio ambiente, criar embalagens retornáveis que comportem esta mudança, criar parcerias com empresas que coletem os materiais de pos consumo e os resíduos obtidos na produção de alguns produtos, esta será a forma para alcançar a sustentabilidade e conquistar novos mercados, fidelizando seus clientes e fornecedores, diminuindo os custos da produção otimizando sua produtividade.
CONCEITO DE LOGÍSTICA REVERSA
OBJETIVOS:
Mitigar impacto ambiental dos resíduos e
Economizar os recursos naturais.
Benefícios:
O resíduo de óleo lubrificante recolhido, através de um processo físico-químico de reciclagem, denominado rerrefino, é transformado em óleo novo, pronto para retornar ao mercado de consumo, com a mesma qualidade do produto de primeiro refino;
Além do novo óleo gerado, o processo de rerrefino também gera novos produtos como gesso empregado na agricultura e na correção do PH do solo, fração asfáltica de óleo, MPC-LW usado nas indústrias cerâmicas, e combustíveis pesados, geralmente utilizados para o funcionamento de fornos de alta temperatura,
Através do método de co-processamento, os pneus são capazes de produzir energia.
A moagem de pneus pode resultar em matéria-prima para tapetes de automóveis, solas de sapato, quadras esportivas, pisos industriais etc.
JUSTIFICATIVA
No processo da Logítica Reversa está em difusão e ainda é encarado pelas empresas como processo necessário, visto qur, a maioria das empresas não possui um departamento específico para gerir essa questão.
O presente trabalho procura proporcionar uma visão mais completa das ações ambientais adotadas pela organização.
DESENVOLVIMENTO
Sendo assim, a Logística Reversa contribuiu para o desenvolvimento sustentável, pois intrega as suas três dimensões: econômica, social e ambiental. A Logística Reversa pode ser definida "instrumento de desenvolvimento econômico e social caraterizado por um conjunto de ações , procedimentos e meios destinado a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial, para
...