A Logística é o Fluxo de Informações e de Produtos
Por: Daniel Oliveira • 1/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.549 Palavras (11 Páginas) • 265 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Logística é o fluxo de informações e de produtos, que começa a partir do cliente quando ele determina uma necessidade ou uma demanda. Essa informação vai ser processada e vai gerar as necessidades de suprimentos para que a cadeia comece a operar. A partir dessa informação que o primeiro processo inicia de fluxo de produto.
Na Logística tradicionalmente realizada, parte-se de um fabricante e define-se o caminho até o consumidor final. De forma simplificada, a Logística Reversa trata do caminho inverso, no qual o produto tem como ponto de partida os inúmeros consumidores, com destino ao fabricante.
Logística reversa é uma subárea da logística que faz o planejamento, a operação e o controle dos fluxos e informações referentes ao retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo produtivo ou de negócios, por meios dos canais reversos de distribuição, agregando valores nas esferas econômicos, imagem corporativa, ambiental entre outros.
Desta forma pode-se verificar a primeira característica do processo: o desafio de reunir produtos disseminados entre milhares de clientes para retornarem a um mesmo fabricante. As empresas cada vez mais investem em campanhas sociais e buscam comprometer-se com o meio ambiente e com a saúde. Assim as empresas estão sendo obrigadas a repensar suas estratégias comerciais e seus produtos, pois sua imagem é diretamente afetada caso seu produto cause danos à sociedade.
Logística reversa seria a reversão desse produto para algum ponto dessa cadeia produtiva para que possa reutilizar (aproveitar) os componentes, transformar esse produto em novo produto.
A logística reversa também pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
A logística reversa estuda meios para inserir produtos descartados novamente ao ciclo dos negócios, agregando-lhes valores.
Existem algumas vantagens da logística reversa para a sociedade e o meio ambiente, são elas:
- Possibilitar o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.);
- Permitir economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas;
- Criar um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis);
- As indústrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados.
Cada setor possui sua tarefa (responsabilidade) no processo de logística reversa. A do consumidor é devolver os produtos que não são mais usados em postos específicos de coleta; dos comerciantes é criar locais específicos para a coleta; das indústrias é retirar estes produtos através de um sistema de logística para recicla-los ou reutilizá-los e a do governo é criar campanhas de educação, incentivo e conscientização dos consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.
As corporações estão se especializando nos processos reversos e transformando isso em um diferencial competitivo, no que tange a produtos retornáveis, reciclagem e a destinação final de material.
- LOGÍSTICA VERDE
Já a Logística Verde tem um conceito um pouco diferente da Logística Reversa. Enquanto a Logística Reversa trata dos resíduos após terem sido gerados, a Logística Verde tem como objetivo principal atender aos princípios de sustentabilidade ambiental como o da produção limpa, onde a responsabilidade é de quem produz, logo deve responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam. A produção limpa prevê que sejam gerados menos resíduos ao final do processo produtivo, ou seja, há um planejamento anterior à produção para que haja menos refugos e rejeitos e, além disso, procura implementar a utilização de materiais nos processos produtivos que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente e mais fácil de se reciclar e se decompor no meio ambiente. Ambas necessitam, mais do que processos gerenciais, um processo de conscientização do consumidor.
Podemos observar na figura abaixo que apesar de não estarem totalmente ligadas, a logística reversa e a logística verde se interseccionam em alguns aspectos, como: na reciclagem, na remanufatura e na reutilização de materiais.
[pic 1]
Figura 1 – logística reversa x logística verde[1]
A logística verde estuda meios para planejar e diminuir impactos ambientais da logística comum. O objetivo de um bom planejamento logístico é promover a armazenagem, circulação e distribuição adequadas de produtos. A avaliação do bom rendimento dos processos logísticos está normalmente associada a um único parâmetro: o custo. No passado, esse custo foi definido em termos puramente monetários, na medida em que a preocupação com o meio ambiente cresce, as empresas devem ter mais em conta os custos externos associados à logística, principalmente, com as mudanças climáticas, a poluição do ar e os acidentes.
Esta é uma forma de logística desenvolvida para ser ambientalmente amigável, além de ser algo social e economicamente funcional. Portanto, a preocupação com o meio ambiente está diretamente ligada ao planejamento estratégico das empresas responsáveis, onde produtos, processos e serviços são revistos e planejados com esse objetivo. Fornecer, transportar, armazenar e distribuir produtos de uma forma que cause o menor impacto possível ao meio ambiente é a base deste principio da logística verde.
- SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
...