A METODOLOGIA
Por: Suely Saragioto • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
METODOLOGIA
Essa pesquisa adota o levantamento de dados, uma metodologia qualitativa, que analisa e descreve o fenômeno em sua forma complexa.
Segundo Minayo (2010) a pesquisa qualitativa analisa vários signos do objeto pesquisado, como as suas tradições, significado de vida, informações que absorvem de seu cotidiano e da troca com seus pares. Ainda, como foram abordadas questões que muitas vezes são de foro intimo e que varia de acordo com a percepção de cada individuo, esta abordagem tornou-se ideal, visto que a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado (MINAYO, 2012).
Podemos ainda classifica-la como explicativa, visto que tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos (GIL, 2015) e está em consonância com a proposta da pesquisa que é a de investigar o processo de ensino-aprendizagem sobre a prevenção a AIDS desenvolvidos pela entidade e a apreensão desses conhecimentos para a possível mudança de atitude das pessoas frente à epidemia.
O local escolhido para a realização da pesquisa foi a Vigilância Epidemiológica no município de Foz do Iguaçu, Paraná. A escolha do local foi devido ao grande aumento de casos observados no boletim epidemiológico do país e por se tratar de uma cidade que ocupa um lugar considerável no ranking de infecção pelo HIV no estado.
Inicialmente, foi necessário a autorização e o requerimento ao diretor da Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu, para o fornecimento dos prontuários dos pacientes infectados, visando completo sigilo das informações cedidas.
Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi composto um banco de informações dos indivíduos que realizaram o teste de HIV e tiveram resultado positivo entre os anos de 2007 à 2017, contendo as seguintes variáveis: nome, município de residência, sexo, data de nascimento, data do teste de HIV e resultado do ensaio laboratorial.
Os possíveis resultados serão demonstrados em forma de gráficos do Excel, onde serão descritos os dados divididos em faixa etária, 13-24; 25-34; 35-49;+50 anos; sexo masculino e feminino, categoria de exposição, transmissão vertical (mãe para filho), abuso sexual, acidentes com materiais biológicos, HSH (homens que fazem sexo com homens) e MSM (mulheres que fazem sexo com mulheres) e distribuição geográfica.
...