A Matemática Financeira
Por: Renata Franco • 17/5/2018 • Relatório de pesquisa • 3.145 Palavras (13 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Jorge Amado
Renata Franco da Silva
Thamara Santos de Santana
Matemática Financeira
Trabalho da Disciplina – AV3 (parte 1)
Salvador/BA
2018
[pic 2]
Centro Universitário Jorge Amado
Trabalho referente a disciplina de Matemática Financeira do Centro Universitário Jorge Amado, orientado pela docente Karina Lima Oliveira, realizado pelos discentes citados, do curso de Administração 4º semestre noturno, onde desenvolveram uma análise teórica da matemática financeira e regimes de capitalização relacionado a sua importância e aplicação dentro de uma organização.
Salvador/BA
2018
Sumário
Introdução............................................................................................................5
- A Matemática Financeira e sua aplicação................................................6
- O que é Regime de Capitalização? .........................................................7
2.1 Regimes Simples................................................................................7
2.2 Regimes Composto.............................................................................7
- Resolução de Situações Propostas..........................................................8
- Estudo do Caso: Empresa ABC PEÇAS.................................................12
- Considerações Finais..............................................................................14
- Referências de Pesquisas......................................................................15
Resumo
Neste trabalho são apresentados e analisados alguns resultados da proposta da matemática financeira sendo aplicada em uma organização, os regimes de capitalização existentes e qual a melhor escolha para uma empresa. Fizemos a explicação teórica e dos fundamentos da matemática financeira e seus componentes: juros, capital, ou valor presente, taxas, prazos e o montante ou valor futuro. Explicando o que cada um significa assim vendo a importância de saber sobre essa matemática e como saber fazer aplicação correta dentro da organização. Depois apresentamos os regimes de capitalização, que são dois: Juros Simples e Juros Compostos. Explicamos como calculá-los e qual a melhor opção para ser escolhida caso a empresa venha a optar por um empréstimo futuro, fizemos essa explicação com algumas situações onde podemos mostrar com cálculos o valor da diferença entre os dois regimes e assim fazer uma análise completa da importância do planejamento e da melhor opção de escolha de acordo com a necessidade da empresa. O relacionamento entre dinheiro, espaço e tempo, a matemática financeira ainda pode ser definida como aquela ciência que procura otimizar a escolha intertemporal entre essas variáveis objetivando maximizar beneficiou minimizar custos. Por corresponder a uma área de matemática a negócios e a decisões intertemporais, a matemática financeira em outros estágios poderá vir com outras denominações além de matemática das finanças, como: calculo financeiro, métodos quantitativos aplicados ao mercado de capitais, análise de investimentos, negócios financeiros em mercados de renda fixa e variável, avaliação e elaboração de projetos, teoria da decisão, gestão financeira etc. Por fim as considerações finais e a referências de pesquisas.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar que a matemática financeira em situações de problema financeiros tem uma destacada importância no cotidiano das pessoas. A matemática financeira não é nenhuma técnica ou ferramenta que se ocupa do cálculo de juros simples e compostos sendo que a função está muito bem desempenhada pelos capítulos iniciais da matemática. A matemática financeira, pode ser conceituada como uma ciência que se preocupa em analisar os fenômenos econômico-financeiros à luz dos métodos quantitativos ou mensuráveis, convergindo essa análise para o fornecimento de modelos e processos eficientes na solução de problemas relacionados à tomada de decisão de ordem pessoal, empresarial e governamental. Como dá para inferir, a matemática financeira, mais do que uma técnica ou instrumento, empregado pelas finanças e outras disciplinas correlatas, possui o caráter científico de, pela observação e estudo dos fenômenos aliados à moeda, correlacionar ciências exatas as ciências sociais, complementando assim aquilo que poderíamos explicitar como modelos racionais (matemáticos) incorporados aos atos comportamentais (reacionais ou emocionais) de consumidores, produtores e de governantes. Toda essa ênfase é dada à essa disciplina por se saber que ao lidar com a sua principal matéria-prima e ao mesmo tempo com o seu principal produto, que é o dinheiro, todos os agentes econômicos (pessoas, famílias, empresas e governos) tem as suas vidas, particular e publica, permanentemente relacionadas às decisões financeiras, cujas variáveis explícitas e implícitas são objeto de otimiza- cão no espaço e no tempo. Portanto, dinheiro e tempo são algumas das principais variáveis que compõem o universo abordado pela matemática financeira em suas várias modalidades de atuação. Pois, partindo-se do princípio essencial de se saber como o dinheiro funciona e se capitaliza, podem-se descobrir a chave e a compreensão de como empregá-ló de forma mais logica e produtiva, para gerar mais retornos quantitativos e qualitativos em termos de bem-estar social, econômico-privado e pessoal. Por outro lado, são também de imprescindível importância ao prover os tomadores de decisão com esquemas lúcidos de planejamento, na formulação de cenários financeiros para a previsão de eventos relacionados a receitas, despesas, consumo, poupança, investimentos, taxas de juros etc.
1. A Matemática Financeira e sua aplicação no mercado
A matemática financeira tem por objetivo estudar as diversas formas de evolução do valor do dinheiro no tempo (período), bem como as formas de análise e comparação diferentes para aplicação e obtenção de recursos financeiros. O principal conceito de matemática financeira é justamente esse: a matemática voltada para as finanças. Através da matemática financeira é possível calcular as propriedades do capital utilizando as formulas e contas da matemática convencional, porém, aplicadas de forma particular para essa área monetária.
E existem alguns conceitos que são fundamentais para melhor entendimento da disciplina, com veremos agora. As principais operações exercidas pela matemática financeira são as porcentagens e as equações com finalidade de descobrir e definir os juros, seja ele simples ou composto, as parcelas e prestações, além do capital e também do montante.
Porcentagem ( % ) que significa por cento é o cálculo de uma proporção. E ela pode ser mostrada como número fracionário ou decimal.
Capital ( C ) ou valor presente ( PV ) é o valor inicial aplicado ou financiado.
...