A Metodologia
Por: fimdocurso2015 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 314 Visualizações
Metodologia
Metodologia palavra derivada de “método” do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para realização de algo”. Método processo para se atingir a um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estudam os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos. Inicialmente, a metodologia era descrita como parte integrante da lógica que se focava em diversas modalidades de pensamento e a sua aplicação. Posteriormente, a noção que a metodologia era algo exclusivo do campo da lógica foi abandonada, uma vez que os métodos podem ser aplicados a várias áreas do saber.
Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo de ensino aprendizagem. Uma metodologia de pesquisa pode variar de acordo com a sua natureza. Assim uma pesquisa pode ser qualitativa, quantitativa, básica ou aplicada.
Pesquisa qualitativa: é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável, pois a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis. Assim sendo, quando se trata do sujeito, levam-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades. Tais pormenores não podem ser traduzidos em números quantificáveis.
Com base nesses princípios, afirma-se que a pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, uma vez que estimula o entrevistado a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em questão. Na pesquisa qualitativa, os dados, em vez de serem tabulados, de forma a apresentar um resultado preciso, são retratados por meio de relatórios, levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, como as opiniões e comentários do público entrevistado.
Diante do exposto, há que se considerar que ambas as modalidades não podem ser consideradas como excludentes, ao contrário, apenas se distinguem por apresentarem funções específicas.
Pesquisa quantitativa: haja vista que ela se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificável, ou seja, ele iria traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.
Partindo do princípio de que essa modalidade requer o uso de estatísticas e de recursos, como, por exemplo, percentagens, média, mediana, coeficiente de correlação, entre outros, como o objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos entrevistados, o questionário representa um dos meios mais eficazes para testar de forma precisa as hipóteses levantadas. Por meio de questões do tipo “fechadas”, apresenta-se um conjunto de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada. Ao delinear de forma precisa e clara o que se deseja, tal procedimento garante uniformidade de entendimento por parte dos entrevistados, o que contribui para a eficácia, a precisão e a padronização dos resultados.
Pesquisa básica: Quando um problema é pouco conhecido, ou seja, quando as hipóteses ainda não foram claramente definidas. Seu objetivo consiste numa caracterização inicial do problema, de sua classificação e de sua reta definição, constitui, pois, o primeiro estágio de toda pesquisa científica, não tem por objetivo resolver de imediato um problema, mas tão-somente apanhá-lo, caracterizá-lo.
Pesquisa aplicada: toma certas leis ou teorias mais amplas como ponto de partida, e tem por objetivos investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.
MISSÃO
A missão defende as crenças da organização, aquilo em que os seus fundadores acreditam e os valores presentes em cada elemento. Torna-se importantíssimo todos saberem a missão da organização, pois é isso que irá nortear em qual caminho as pessoas deverá seguir. A missão deve ser objetiva, clara, possível e inspiradora com objetivo de ser facilmente entendida pelas pessoas do ambiente externo da organização.
Todas as organizações possuem missão, ou seja, um propósito específico de sua existência. Este propósito, trás para cada uma delas um diferencial no mercado.
MISSÃO DA EMPRESA:
A missão do Club Esportes é oferecer o que há de mais completo, em artigos esportivos relacionados aos mais variados tipos de esportes em Campo Grande-MS.
VISÃO
A visão em termos organizacionais consiste com foco no futuro, e no que ela quer se tornar e qual determinado espaço de tempo isso irá ocorrer, Na verdade a visão está voltada para o objetivo daquilo que a organização pretende se transformar e quais os caminhos que serão traçados para que isso venha ocorrer. Na atualidade não é mais possível impor de qualquer maneira algo que as pessoas devam fazer, por isso a importância de se ter uma visão bem esclarecida de algo que a empresa necessita e acredita, estabelecendo metas compartilhadas pelos seus colaboradores a fim de chegar ao resultado eficaz.
VISÃO DA EMPRESA:
A visão do Club Esportes tem objetivo se tornar referência no ramo de artigos esportivos no município de Campo Grande-MS, com diferencial inovador.
ADMINISTRAÇÃO
Segundo CHIAVENATO a administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. Administração tem origem no latim: Ad (direção, tendência para) + minister (subordinação ou obediência). Significa aquele
...