A Motivação
Por: franvhm • 5/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
Responda a lista de perguntas abaixo:
1. A motivação é a mesma para cada um? Por que?
2. A motivação é algo interno ou externo? Explique?
3. Defina motivação e os três elementos que compõem.
4. Explique em detalhes o que seria a teoria da pirâmide de Maslow.
5. Explique em detalhes a teoria de ERG e a teoria das necessidades.
6. Quais são as semelhanças entre a teoria de Maslow, a ERG e a teoria das necessidades? Por que elas ocorrem?
7. Explique em detalhes a teoria da fixação de objetivos.
8. Explique em detalhes a teoria das características do trabalho
9. Explique em detalhes a teoria da equidade?
RESPOSTAS
1 – Não, a motivação depende cada necessidade do individuo, o que impulsiona a agir algum modo, ou mesmo dando origem a um comportamento específico, sendo este impulso à ação provocado por um estimulo vindo do ambiente externo, ou também gerado a partir dos processos mentais do individuo, ou seja ambiente interno.
2- A motivação dos indivíduos é complexa, pois de depende de vários fatores sejam eles internos ou externos:
Internos – sua própria personalidade, emoções, capacidade de aprendizagem, valores, entre outros.
Externos – características organizacionais, fatores sociais, política empresarial, sistemas de recompensas e punições, entre outros.
3 – Motivação é que leva o individuo a agir.
Necessidade, impulso e resposta, ou meta, são as três etapas que compõem o ciclo motivacional
4-Teorias de Maslow
De acordo com Abraham Maslow, assim que o homem supre suas necessidades, ele se motiva. Tais necessidades humanas são definidas em 5 níveis dentro de uma hierarquia. Somente quando um nível inferior está satisfeito, é que um nível imediatamente superior surge no comportamento da pessoa.As necessidades são divididas, em nível crescente, da seguinte maneira:
Necessidades Fisiológicas (ou básicas): relacionadas ao organismo, como sono, fome, desejo sexual, e dominam o comportamento humano;
Necessidades de Segurança: busca estabilidade e proteção contra ameaças externas;
Necessidades Sociais: procura sentir-se parte de um grupo, ser aceito;
Necessidades de Auto-Estima (ego): como o indivíduo se vê e se avalia - deseja reconhecimento de sua competência;
Necessidades de Auto-Realização: sucesso pessoal, auto-satisfação, concretização das capacidades pessoais.
Teoria Maslow Administraçao
Essa cadeia não é engessada, mas sim flexível, pois, apesar das necessidades fisiológicas serem as primeiras do processo motivacional, vai depender do indivíduo a definição do que ele vem a enxergar como prioridade.
5 - Numa reação à famosa Hierarquia de Necessidades de Maslow, Alderfer condensou as cinco necessidades humanas de Maslow, em que as necessidades poderiam variar de pessoa pra pessoa, em apenas três categorias, de forma a permitir que as necessidades fossem um padrão independente. Dessa forma, há uma maior flexibilidade entre as diversas necessidades.
Nesta teoria podemos encontrar três categorias de necessidades:
Necessidades de Existência: incluem todos os desejos materiais e fisiológicos (ex. comida, água, ar, segurança, sexo, etc.).
Necessidades de Relação: referem-se à motivação que as pessoas têm para manter relações interpessoais (envolvimento com família, amigos, colegas de trabalho e patrões). Necessidades de Crescimento: refere-se ao desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal, às necessidades de estima e auto realização (desejo de ser criativo, produtivo e completar tarefas importantes).
6- Semelhanças:
Necessidades de Existência: incluem todos os desejos materiais e fisiológicos (ex. comida, água, ar, segurança, sexo, etc.). Corresponde aos primeiros dois níveis de Maslow;
Necessidades de Relação: referem-se à motivação que as pessoas têm para manter relações interpessoais (envolvimento com família, amigos, colegas de trabalho e patrões). Esta categoria tem as mesmas características das necessidades sociais de Maslow (terceiro e quarto níveis da pirâmide de Maslow);
Necessidades de Crescimento: refere-se ao desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal, às necessidades de estima e auto-realização (desejo de ser criativo, produtivo e completar tarefas importantes). Corresponde ao quinto nível (topo da pirâmide) de Maslow.
7 - A Teoria da Fixação de Objetivos consiste basicamente na definição de metas como fator de motivação profissional e de incentivo ao alcance dos alvos no trabalho. Defende ainda que para manter os trabalhadores produtivos é importante dar um direcionamento às suas demandas, ou seja, definir com clareza quais são as suas tarefas e a finalidade das mesmas.
A Teoria da Fixação de Objetivos possui duas variáveis essenciais e que precisam ser sempre levadas em conta no momento e definir a finalidade do trabalho. São elas: Conteúdo e Intensidade.
O conteúdo diz respeito ao que está sendo definido
...