A Mão Invisível
Por: hgftyftygfuykyf • 2/10/2018 • Bibliografia • 261 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Adam Smith e a “mão invisível”
Adam Smith, nascido na escócia no ano de 1723, participou do movimento iluminista, foi filósofo social além de lecionar lógica na Universidade de Glasgow e abordou questões como o crescimento econômico, ética, divisão do trabalho, livre concorrência, evolução social entre outras, e com isso hoje pode ser considerado o Pai da Economia Moderna.
Em uma época em que o governo intervia para balancear em atividades econômicas com a desculpa de que não houvesse nenhuma parte prejudicada, mas como favorável do liberalismo econômico, Adam como qualquer estudioso em seus estudos, concluiu que a divisão do trabalho era um fator importante a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse, é levado por uma “mão invisível” a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade”. Pois então, com a atuação dessa "mão invisível" o preço dos produtos comercializados deveriam cair e os salários deveriam aumentar.
Com isso podemos concluir que os ensinamentos passados por Adam Smith com o seu pensamento liberal, suas ideias que até hoje perduram no mundo e as suas teorias foram fundamentais para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos em diante e conseguimos identificar a “mão invisível” exercendo a sua força em todas as atividades econômicas que acontecem diariamente e continuará exercendo essa força enquanto o homem praticar negociações comerciais.
...