A Negociação e Adm de Conflitos
Por: tativelloso • 9/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 164 Visualizações
ATIVIDADE INDIVIDUAL
Matriz de análise
Disciplina: Negociação e Adm de Conflitos Módulo: Atividade Individual
Aluno: Tatiana Turma: 4
Tarefa: Atividade Individual
Introdução
A negociação está presente no dia a dia, mesmo sem que a gente perceba, nós negociamos o tempo todo, por isso a negociação é uma competência indispensável ao desenvolvimento profissional e pessoal de todos nós. Por isso, é fundamental conhecermos os conceitos técnicos que nos guiam para uma boa negociação.
Sendo assim, o objetivo dessa atividade é analisar as cenas de negociação do filme Coach Carter: Treino para a vida, de Thomas Carter, com base nas teorias de negociação estudadas na disciplina.
O filme conta a história de Ken Carter (Samuel L. Jackson), ex-aluno e ex-jogador de basquete da Richmond High School, que que foi convidado a assumir a posição de treinado do time de basquete da escola, o que se tornou uma missão bastante desafiadora, pois visava não apenas tornar o time vencedor, mas também, transformar os jogadores em alunos com melhor desempenho acadêmico e aptos a cursar uma universidade.
O filme mostra diversas cenas em que o treinador negocia com os jogadores, com a diretoria da escola e com os pais dos alunos, transmitindo mensagens de efeitos positivos de superação, disciplina e superação à todos.
Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito
Para iniciar essa atividade, começo com um breve resumo de pontos importantes do filme.
1. Breve resumo da cena analisada:
Ao assumir o cargo de treinador, Carter já no primeiro contato com os jogadores estabelece algumas regras, como o nível de frequência mínima nas aulas escolares firmado através de um contrato entre jogadores e treinador, que em contrapartida os levaria para a vitória nas partidas, ou seja, aqui já vemos uma primeira negociação.
Na sequência, há uma reunião do treinador com os pais dos jogadores que questionam as exigências do contrato, onde Carter precisa convencer os pais e colocar suas justificativas.
O filme segue com Carter cumprindo sua parte do acordo e levando o time a ser um dos primeiros na liga estadual, porém, a maioria dos jogadores não fizeram sua parte do acordo e continuavam com notas baixas e pouca frequência nas aulas., o que faz com que o treinador reúna todos os atletas na biblioteca para uma conversa sobre a importância dos estudos e cumprimento das regras. Adicionalmente, Carter cancela os treinos e tranca o ginásio, até que os atletas estejam cumprindo sua parte no acordo.
Nesse momento, começam os questionamentos da diretoria, pais, alunos e comunidade com alto nível de pressão. O treinador por sua vez, não cede a pressão e continua firme em seu objetivo e se dedica em convencer e conquistar o apoio de todos.
2. Classificação das partes envolvidas (atores da negociação):
Com base no mapa multidimensional, na dimensão horizontal estão o treinador Carter e os jogadores, que são os atores principais e estão no centro da negociação. Na dimensão vertical interna, estão os pais dos jogadores, o conselho e diretora da escola, pois em uma ótica de hierarquia podem tomar decisões capazes de definir a permanência do time após as exigências do treinador. Já na dimensão vertical externa que é formada por tomadores de decisão com alto poder de influência dentro e fora da instituição, considero estar representada pelas Universidades, que exigem os padrões que os jogadores devem alcançar.
3. Identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas:
Em um processo de negociação, existem importantes elementos que estão relacionados com as estratégias, táticas e técnicas utilizadas, como: informação, tempo e poder, segundo Alto, et. al (2009).
Tempo: O treinador fez bom uso de todas as oportunidades agindo nos melhores momentos para negociar com os jogadores. O prazo para cumprir sua missão era de 4 meses e ele soube utilizar esse tempo para atingir seus objetivos.
Informação: Carter tinha seus objetivos claramente definidos e conhecia profundamente o comportamento, a situação financeira e disciplina dos jogadores, o que contribuiu para a elaboração do seu planejamento e negociação, além das técnicas de treino e estratégias de jogo, que faziam com que o time o desse credibilidade e confiança.
Poder: Ao assumir a posição de treinador, Carter já estabeleceu o uso do poder uma vez que podia decidir quem permanecia no time e quais as condições para cada jogador permanecer no time, bem como as punições. Além disso, por suas capacidades técnicas e sua assertividade, Carter passava credibilidade e confiança ao time, que naturalmente o enxergava como um líder.
4. Avaliação das etapas da negociação:
Nas etapas de planejamento, execução e controle, podemos concluir que o treinador Carter atuou muito bem nas três etapas, utilizando de forma adequada as técnicas que o fizeram atingir seu objetivo.
Planejamento: Vejo que o treinador Carter quando recebeu a proposta de assumir o time, já começou a observar o comportamento dos jogadores dentro e fora das quadras, que foram insumos para que ele pudesse elaborar a estratégia. Além disso, a definição do contrato contendo as regras que o fariam atingir seu objetivo, foi uma etapa extremamente importante do planejamento e que contribuíram para o seu sucesso.
Execução: Desde o primeiro contato com o time, o treinador já demonstra suas habilidades capazes de conquistar o respeito do time. A partir disso, vem a apresentação do contrato
...