A PRAXIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU .
Por: Northon Torga • 1/4/2015 • Seminário • 931 Palavras (4 Páginas) • 418 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO: A PRAXIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU
- Em que sentido a vivência na sociedade argelina permitiu a Bourdieu estabelecer um olhar privilegiado sobre a cultura local?
A experiência vivida por Bourdieu em meio a sociedade argelina fez com ele tivesse uma visão ampla da relação de dominação de uma classe social sob a outra. Tal que as pessoas pertencentes a classe elitizada tinham maior facilidade de aprendizado, logo, apresentando um melhor desempenho escolar do que outros indivíduos de outras classes. As pessoas da classe elitizada possuíam tais vantagens pois detinham um maior capital cultural.
- Quais são as principais contribuições que Bourdieu trouxe para o debate sobre a aculturação a partir de sua experiência de vida na Argélia?
Bourdieu utiliza do conhecimento científico para adquirir melhor observação sobre o capital cultural e acaba por estudar e descrever o processo de aculturação, percebendo que a transferência do capital cultural ocorre de forma simbiótica, onde no caso da colonização por exemplo, o colonizador altera massivamente a cultura do colonizado, porém o colonizado também muta a cultura do colonizador.
- Para Bourdieu (apud WOORTMANN, 2004, p. 136), é preciso ir além do discurso público, já que este forma um “véu” que esconde as práticas. Parafraseando o autor, é preciso evitar os limites objetivos da objetividade. Em outras palavras, é necessário reintroduzir os sujeitos das práticas como condição para compreender o significado das ações. Por isso que, para entender o conceito de cultura em Bourdieu, é fundamental relacioná-lo a uma sociologia das práticas e das relações de poder. Somente esta combinação é que permite ao pesquisador compreender a regra ao jogo e, por extensão, a sociedade ao campo (CUNHA, 2007, p. 510).
Interprete a sentença acima e busque aplicar a teoria da praxiologia por meio de um exemplo.
Bourdieu afirma que é necessário ir além do discurso público pois este possui uma visão unilateral da história. Se analisarmos que um dos pilares da antropologia é ser imparcial e analisar toda situação através do contexto geral, podemos por exemplo citar a invasão do Iraque pelos EUA. O discurso divulgado para o ocidente foi do perigo iminente de Saddam com suas armas químicas e outras de destruição em massa, porém botando na mesa o outro lado da história, do ponto de vista iraquiano, a análise deste enredo muda completamente, se tornando mais clara e confiável, uma vez que o interesse econômico dos americanos nas jazidas de Petróleo entra em pauta.
- Qual foi a importância das pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Demográficas (INED) para a concepção do conceito de capital cultural de Bourdieu?
Segundo o conceito estabelecido por Bourdieu, os alunos de classes sociais mais abastadas são os que possuem maior facilidade nos desafios escolares, uma vez que eles já conhecem vários assuntos abordados pela escola desde pequenos. As pesquisas do INED provaram tal concepção ao mostrar que o desempenho escolar dos estudantes estão proporcionalmente ligados à sua origem social.
- Na obra Les héritiers, Bourdieu e Passeron (1964) mostram ainda como o sistema universitário não cessa de consagrar as desigualdades por meio da transformação do privilégio social em “dom” ou “mérito individual”. Melhor, a igualdade formal de chances, aparentando estar assegurada, faz com que a escola coloque todas as aparências de legitimidade a serviço da legitimação dos privilégios (CUNHA, 2007, p.514).
Avalie de que forma a distribuição assimétrica de capital cultural entre estudantes de classes sociais distintas contribui para a reprodução das desigualdades sociais.
...