A Pesquisa Hipertensão
Por: Paulinhus Cattani • 24/6/2016 • Trabalho acadêmico • 955 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
1. TEMA: Atendimentos no Estratégia da Saúde Familiar Central de Marau.
2.PROBLEMA: A saúde é um dos mais importantes aspectos e anseios dos seres humanos, pois tendo saúde conseguimos exercer nossas atividades com qualidade e sermos felizes.
O sistema de saúde brasileiro, deixa muito a desejar, em função de programas mau estruturados e rendas mal distribuídas. Na grande maioria das cidades há programas específicos para auxiliar o bem estar da municipalidade, assim em Marau encontra-se o ESF Central que procura amenizar os problemas de saúde dando suporte....
Assim esta pesquisa tenta entender: Qual é o número de atendimentos no ESF Central de Marau, especialmente nos casos de hipertensão arterial?
E entre os números de atendidos com diversas doenças, vem crescendo cada vez mais os casos de hipertensão arterial, atendidos no ESF central 1, no município de Marau.
3.OBJETIVO GERAL:
- Conhecer os fatores que influenciam diretamente nos casos de hipertensão arterial comprovando os dados através do relatório mensal de atendimentos.
4.OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Verificar qual a situação atual dos casos atendidos sobre hipertensão arterial no principal posto de saúde do município de Marau;
- Analisar as características e as causas que o resultam;
-Investigar quais são os procedimentos realizados às famílias que procuram o ESF Central de Marau.
5. JUSTIFICATIVA:
A hipertensão é considerada um dos principais fatores de risco de saúde sendo responsável por cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e de absenteísmo no trabalho. É uma condição de causas multifatoriais que deve receber a atenção e o cuidado de todos.
Marau não foge a regra, pois a cada ano cresce o número de pessoas hipertensas, sendo que as mesmas buscam os atendimentos a fim de promover a melhora ou amenizar o problema. Um dos motivos é que neste município, cada vez está mais presente a longevidade... as pessoas estão vivendo mais.
6..REFERENCIAL TEORICO:
- 6.1Conceito:
Hipertensão é uma doença que acomete crianças, adultos e idosos, ela atinge aproximadamente 6% a 8% da população . Popularmente conhecida como “pressão alta” e está relacionada com a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. Onde o estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Tendo como consequência, a hipertensão que por vez dilata o coração e danifica as artérias.
Os níveis da pressão arterial geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, elevando com a atividade física, agitação, estresse.
Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.
Ela é hoje um dos casos mais atendidos no Programa da Saúde Familiar central no município de Marau.[pic 1]
[pic 2]
6.2 CAUSAS
A seguir veremos as principais causas e fatores que influenciam o aparecimento dessa doença.
Na maioria dos casos da hipertensão é de causa genética, porém existem vários fatores que influenciam seu aparecimento:
- Tabagismo (consumo de fumo, cigarros).
- Alcoolismo (consumo de bebidas alcoólicas).
- Consumo elevado de sal.
- Estresse.
- Peso muito acima do normal (obesidade).
- Sedentarismo (falta ou pouca atividade física).
- hipercolesterolemia (HDL/LDL).·.
- hipertrofia ventricular esquerda.
- diabetes.
- obesidade e excesso de peso.
- idade, sexo e raça.
6.3SINTOMAS
Hipertensão arterial é uma doença que age silenciosamente provocando sintomas somente em fases muito avançadas; ou quando a pressão arterial aumenta de forma brusca e exagerada. Os sintomas mais frequentes são dores de cabeça, dor no peito e tonturas, cefaleia, dispneia, enjoos, transtornos de visão entre outros; e representam sinais de alerta.
...