A Proposta de Mintzberg, para a subdivisão dos componentes básicos de uma organização
Por: Daianesantos1984 • 25/3/2018 • Resenha • 694 Palavras (3 Páginas) • 906 Visualizações
Processos Administrativos
Apresente a proposta de Mintzberg, para a subdivisão dos componentes básicos de uma organização.
A teoria de Henry Mintzberg contribui para organizações dos mais diversos portes, sobretudo no que se refere ao planejamento estratégico. Apesar disso, muitas pessoas a adotam de forma errada, para evitar isso, você precisa ter um conhecimento completo sobre elas, o autor é reconhecido por suas teorias abordando o planejamento estratégico das organizações, segue algumas de suas teorias:
Modelo das 6 forças na estrutura organizacional
Mintzberg classifica a estrutura organizacional eficiente como aquela que é consistente em fatores situacionais que seguem determinados parâmetros do design. Para aplicar essa classificação, o autor divide a organização em seis partes básicas, formando assim o modelo das 6 forças: ápice estratégico, linha intermediária, núcleo operacional, tecnoestrutura, equipes de apoio e ideologia.
Ápice estratégico: Essa parte da empresa é formada por sua alta cúpula administrativa. ou seja, o presidente e diretores que apresentam uma preocupação com todos os setores que fazem parte da organização. É o ápice estratégico que deve se encarregar de fazer com que a empresa cumpra as suas diretrizes organizacionais, como a missão, a visão e os valores.
Linha intermediária: Como o próprio nome sugere, a linha intermediária é formada por pessoas que fazem a ligação entre o ápice estratégico e o núcleo operacional. Fazem parte dessa divisão, portanto, os gerentes ou líderes de setor.
Núcleo operacional: Fazem parte do núcleo operacional de uma empresa todas as pessoas que estão ligadas a algum tipo de produção. Desse modo, elas são as responsáveis por transformar as matérias primas em produtos finais. É o núcleo operacional quem faz, de fato, uma empresa “acontecer”.
Tecnoestrutura: A parte de tecnoestrutura é formada por quem define as regras e processos que a organização deve seguir, mas que não tem nenhum vínculo direto com a organização. Um exemplo disso são os órgãos que fiscalizam a qualidade dos produtos, como por exemplo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Equipes de apoio: As equipes de apoio são formadas pelos funcionários que não estão ligados diretamente à produção do produto ou serviço que empresa comercializa. Se uma determinada empresa produz sapatos, por exemplo, e conta com profissionais terceirizados que fazem a faxina do ambiente, esses podem ser considerados equipes de apoio.
Ideologia: Pessoas de qualquer uma das divisões anteriormente citadas podem fazer parte do grupo que preza pela ideologia da empresa, ou seja, que faz cumprir as doutrinas que o ápice estratégico ditou como fundamentais. Grupos e conselhos podem ser considerados como os mantenedores da ideologia da organização.
Os 5 Ps da estratégia
Outra das teorias de Mintzberg muito difundida é a dos 5 Ps da estratégia. Segundo o autor, em um planejamento estratégico as ações podem ter cinco diferentes papéis: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.
...