A Psicologia Organizacional
Por: Mariana Vitória • 17/5/2017 • Ensaio • 437 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações empresas, ONGs, instituições, governo, cujo à missão é explorar, analisar e compreender como as pessoas se relacionam dentro das organizações. Segundo Zanelli, o objeto de estudo da psicologia organizacional está na “intersecção das ações da pessoa e da organização, como um todo complexo, dinâmico, inserido em uma ampla conjuntura” (ZANELLI 1994, p.104).
A Psicologia Organizacional atua em três grandes áreas: o trabalho, a organização e a gestão de pessoas. Sendo o trabalho o principal visto como meio para a realização das pessoas e como meio para a produção. O trabalho está presente ao longo da vida do homem é o meio de sobrevivência, de realização pessoal, de adoecimento, de construção de identidade, um meio de socialização. A organização embora seja propriedades físicas (edifícios, escritórios e equipamentos), é formada por pessoas que dão vida a organização. A gestão de pessoas maneira que a organização se constitui para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho.
O administrador pode usar as contribuições e as preocupações da Psicologia Organizacional dentro da organização, pois existe um campo amplo de interesses como emoções e afetividade no trabalho, motivação dos funcionários. O estudo de comportamento dos funcionários, assistência nos recrutamentos e seleções internas ou externas, incentivos de estratégias para melhorar o ambiente organizacional, assim como desenvolver equipes multiprofissionais, avaliações de desempenho, treinamentos e dinâmicas.
Resumindo os benefícios da psicologia para a organização são: promover a motivação dos funcionários, cuidar da saúde mental de cada um deles, e dar orientações para a desenvoltura de um bom trabalho em equipe, melhorando assim a competitividade e produtividade. O alvo é a eficiência, porém essa deve estar de acordo às necessidades individuais dos trabalhadores e os objetivos da organização.
Podemos sugerir que exite semelhanças entre o administrador e o psicologo, porém temos diferenças entre os dois profissionais. A diferença entre a psicologia e a administração é que o administrador terá uma visão ligada ao funcionamento do negócio e a sua inserção no ambiente organizacional mais amplo (concorrência, compras, vendas, marketing) e o profissional da psicologia terá uma visão do processo organizacional como um todo, o comportamento dos indivíduos em grupo, já que uma empresa é um grupo de indivíduos.
A Psicologia Organizacional coloca ênfase nos aspectos grupais e organizacionais do trabalho, visando condições adequadas para que os funcionários possa executar suas atividades e cumpram as metas e desenvolvam junto a organização.
REFERÊNCIA
LEÃO, L H. C. Psicologia do Trabalho: aspectos históricos, abordagens e desafios atuais. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 2, n. 2, p. 291-305, 2012.]
ZANELLI, J. C. O Psicólogo nas Organizações de Trabalho: formação e atividades profissionais. Florianópolis: Paralelo 27, 1994b.
...