A QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Por: Shirley Duarte • 11/9/2018 • Relatório de pesquisa • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 126 Visualizações
Universidade ESTÁCIo DE SÁ
curso administraçao MANHÃ
GESTÃO DE QUALIDADE
1° PERIODO
shirley de e pereira duarte
qualidade e produtividade
BELO HORIZONTE
2016
Introdução
Este trabalho visa o estudo, bem como a metodologia utilizada,pelo banco do Brasil na melhoria da qualidade e produtividade nos últimos anos. Com a estabilização da economia e a perda de ganhos decorrentes de altas taxas inflacionárias, o banco buscou estratégias e metodologias que proporcionaram aumento da produtividade e consequente percepção da qualidade pelos seus clientes. Em busca de maior eficácia na gestão de seus processos que resultem em incremento da produtividade e consequentemente de resultados sustentáveis. Estão entre estes processos à liderança, planejamento estratégico, gestão de pessoas, foco no cliente e no mercado, gestão de processos e resultados do negócio.
Desenvolvimento
O Banco do Brasil consiste na primeira instituição financeira do Brasil, criado pelo Rei D. João VI no ano de 1808, mas em razão de saques de alto valor e o retorno de D. João VI a Portugal essa instituição veio a falir.
No ano de 1851 o Banco do Brasil ressurge sob a direção do Visconde de Mauá, com o propósito de servir ao Governo na concessão de linhas de crédito nas situações de extrema importância.
O banco do Brasil investe desde 1992 em o Programa da Qualidade, a fim de aumentar sua eficiência e produtividade, neste mesmo ano iniciou um projeto piloto no Centro de Processamento de Serviços e Comunicações - CESEC. Em 1994 a metodologia desenvolvida no projeto-piloto foi disponibilizada para todas as dependências do Banco. Em 1995, o Programa foi reestruturado adotando os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade, (que visa reconhecer as praticas de excelência em gestão) os tais critérios objetivou ações conduzindo o BB a grandes melhorias em sua gesta. São características desse método: liderança, planejamento estratégico, gestão de pessoas, foco no cliente e no mercado, gestão de processos e resultados do negócio.
Em prol da melhoria contínua dos produtos e serviços resultaram em quatorze certificados ISO 9002 no Prêmio Qualidade em Bancos 1998, no reconhecimento da Unidade de Crédito na faixa Prata do Prêmio Qualidade do Governo Federal (PQGF) ciclo 1998 e das Unidades Varejo e Serviços e Seguridade na faixa Bronze do PQGF ciclo 1999 e no reconhecimento de 07 agências instaladas no Rio Grande do Sul no nível I do Prêmio Gaúcho da Qualidade.
O PEC (Programa de excelência e competitividade) que busca a excelência em sua gestão através de revisão de processos, redução de trabalho, aumento da capacidade de comercialização e redução do estresse dos funcionários.
A estratégia do Banco está direcionada para o aumento da eficiência e da produtividade e para a geração de resultados sustentáveis. A fim de alcançar esses objetivos, o BB investe em uma série de iniciativas de gestão, desenvolvimento de produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualificação dos funcionários.
Os principais processos estão sendo revisados, com foco na gestão das despesas. Nesse sentido, tem especial destaque o Programa BB Eco eficiente, que promove benefícios tanto pela redução de custos quanto pela minimização do impacto ambiental das operações. No âmbito da tecnologia da informação, os desafios para os próximos anos envolvem a melhoria das plataformas de relacionamento com clientes, com a intenção de agregar soluções para mobilidade e forte integração tecnológica.
A geração de resultados sustentáveis está intimamente ligada ao retorno adequado aos acionistas e ao papel do BB como parceiro do desenvolvimento sustentável do País. Com sua gestão altamente qualificada, busca alternativas de negócios que gerem retorno e, ao mesmo tempo, benefícios à sociedade. Exemplo disso são os negócios sociais e o envolvimento com programas e políticas públicas, que geram receita ao Banco por meio da indução de melhorias para a sociedade em habitação, educação e investimentos produtivos em diversos segmentos econômicos.
Uma das prioridades do Banco do Brasil para os próximos anos é a contínua ampliação da carteira de crédito com qualidade, que aumenta a base de clientes e mantém os índices de inadimplência sob controle. Para isso, a educação financeira, o aprimoramento da gestão de risco de crédito e o relacionamento próximo com os clientes são entendidos pelo Banco como vetores fundamentais.
Com isso o Banco amplia sua capacidade de oferecer produtos e serviços adequados a seu perfil e abre espaço para a realização de mais negócios. Dessa forma, ganham ambas as partes, pois são satisfeitas as necessidades dos clientes e é solidificado o relacionamento destes com o Banco.
O BB também busca a satisfação dos funcionários, para aumentar a percepção de valor destes sobre as diversas práticas em treinamento, carreira, qualidade de vida e saúde e segurança.
O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 15,8 bilhões em 2013, Além disso, o BB manteve a prática de distribuir 40% do lucro líquido a seus acionistas (payout) e destinou R$ 6,3 bilhões a remuneração no ano.
Seguindo a estratégia de diversificação dos negócios, o Banco tem ampliado a atuação em mercado de capitais, administração de recursos de terceiros, seguridade e negócios de cartões.
A carteira de crédito ampliada cresceu em 2013, impulsionada pelo crédito ao agronegócio, pelo financiamento imobiliário e pelas contratações de empresas dos segmentos corporate e large corporate.
Para realizar negócios rentáveis com geração de valor social e ambiental o BB reforçou o alinhamento de diversos produtos e serviços à estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável. Merecem destaque os financiamentos relacionados ao Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), ao Programa Federal Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), além da atuação da Estratégia Negociar de Desenvolvimento Regional Sustentável e do Programa Água Brasil. A listagem do Banco no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, na sigla em inglês), da Bolsa de Nova Iorque, e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM & FBovespa, evidenciam o compromisso do Banco com a geração de valor social e ambiental para o País.
...