A Questão central Estratégia Organizacional
Por: Matheus Rodrigues • 14/10/2022 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
MATHEUS SILVA RODRIGUES
Disciplina: Estratégia Organizacional
Turma: T11
QUESTÃO CENTRAL
São Paulo
15 de agosto de 2022
QUESTÃO CENTRAL
Em 2020, o coronavírus afetou fortemente a empresa de turismo Airbnb, já que as viagens ficaram paralisadas por conta das quarentenas ao redor do mundo. Em um mundo em constantes transformações e a cada dia com novas tecnologias, é necessário pensar no futuro e inovar, a fim de não ficar para trás, ou, em um estado mais extremo, não morrer. Nesse contexto, as empresas devem compreender o cenário atual e o que virá após, para crescerem e se manterem no mercado.
A estratégia, descrita por Mintzberg, que tem relação com “olhar para frente”, é a estratégia como plano, isto é, um rumo para ações futuras, conscientemente pretendido. Isso tem tudo a ver com o futuro, que traz big data, inteligência artificial, internet das coisas, etc., uma vez que, se uma determinada organização não adotar um pensamento além da atualidade e desenvolver uma estratégia com antecedência e com propósito, não sobreviverá.
Já com a estratégia como padrão, é possível entender o que deu certo no passado e que pode levar ao sucesso no futuro. Assim, empresas como Airbnb podem estudar o que foi bem-sucedido anteriormente após uma crise e tomar atitudes parecidas, claro, adaptando para o contexto atual. Ainda no exemplo da pandemia, não é um problema previsto por qualquer empresa e, por isso, em casos como esse, as organizações devem adotar estratégias emergentes – ações desenvolvidas sem um planejamento claro – para combatê-lo.
Ademais, a definição de estratégia como posição tem a ver com a forma de relação entre a organização e o seu ambiente competitivo. Ou seja, está muito ligado a como ela pode fazer para tornar seus produtos únicos no mercado. Então, é válido relacionar essa definição com o cenário atual e futuro, haja vista que as empresas devem trazer a mentalidade de futuro para tornar seus produtos e/ou serviços únicos e competitivos.
Outro conceito de estratégia que está muito relacionado com o contexto das novas tecnologias é o de perspectiva, que, basicamente, é uma ideia compartilhada por todos da empresa e a influência que o pensamento coletivo tem nas tomadas de decisões. Em cenários como esse, trazer essa mente coletiva e engajar os membros da organização é de extrema importância.
Por fim, mas não menos importante, a estratégia como truque é um caminho para superar os concorrentes. Isso está relacionado com o contexto do futuro com as novas tecnologias, porque as organizações, no caso de não terem capital ou, até mesmo, mentalidade para investir em tecnologias que estão revolucionando o mercado – como ciência de dados, machine learning, blockchain, inteligência artificial, entre outros –, possivelmente, terá muitos desafios para sobreviver nesse mercado.
...