A RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA
Por: maristl • 1/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO - UNIJORGE
MARIANA SANTANA LIMA
VIVIANE DA SILVA RIBEIRO MARINS
RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA
Atividade avaliativa 02
MARIANA SANTANA LIMA
VIVIANE DA SILVA RIBEIRO MARINS
RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA
Atividade avaliativa 02
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial da disciplina Contabilidade de custos da instituição de ensino superior UNIJORGE.
Docente: Rodolfo Exler
PROJETO – ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS – ESPAÇO CONVIVER
1. A instituição
A Associação de idosos Espaço Conviver foi fundada em dezembro de 2015. Ela é uma associação Civil, de direito público, mantida pelo governo do estado juntamente com a prefeitura de Camaçari não possuindo fins lucrativos.Tem a finalidade de zelar pela qualidade de vida de seus associados, bem como criar e desenvolver em suas bases serviços de assistência social, culturais, esportivas, recreativas, de educação, de saúde, dentre outras, de forma gratuita.
2. Identificação do escopo do projeto
As atividades serão desenvolvidas através do planejamento de Projetos elaboradas embasados no Estatuto do Idoso e dispositivos da Lei nº 8.742 de 7 dezembro de 1993, de Defesa e Garantia de Direitos na modalidade de Proteção Social Básica – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e conforme a Resolução de nº 109, de 11 de novembro de 2009 que define a Tipificação dos serviços Socioassistenciais.
2.1 Justificativa
No Brasil, o envelhecimento da população deixou de ser uma preocupação individual, assim como o estado que promove o bem estar dos idosos, a sociedade também lançou um olhar para eliminar uma serie de tabus e preconceitos que ainda dificulta o direito a valorização e vida saudável dos idosos, hoje os termos pejorativos mal utilizados referindo-se a rótulos, vinculados ao abandono, maus tratos e proximidade da morte, foram substituídos pelos termos 3ª idade, mais vividos, maturidade, maior idade e melhor idade, graça ao Estatuto do Idoso criado em de 1º de outubro de 2003 a Lei nº 10.741 que estabelece aos direitos fundamentos dos idosos, como: direito à vida; direito a liberdade, ao respeito ia dignidade; direito ao meio ambiente acessível; Direito a saúde; Direito a educação, cultura, esporte e lazer; Direito a profissionalização e ao trabalho, Direito a justiça e penalidades às infrações praticadas contra os idosos. Apesar de tudo isso, ainda é comum ouvir noticiar relatos de negligencia, abandono, maus tratos e violação dos direitos.
Neste sentido, o Espaço Conviver apresenta o projeto com a finalidade de atender pessoas acima de 60 anos, com objetivo de contribuir no processo do envelhecimento ativo e saudável, visando contribuir para a melhor qualidade de vida.
3. Identificação dos objetivos do projeto
3.1 Objetivo geral
Contribuir no processo do envelhecimento ativo, saudável e autônomo, bem como, fortalecer a sociabilidade o protagonismo social, os vínculos familiar e comunitários visando favorecer a motivação das potencialidades e capacidades para novos projetos de vida, refletindo na melhor qualidade de vida.
3.2 Objetivos específicos
- Constituir grupos que valorizam suas experiências e que estimulem sua vivencia e potencialize a condição de escolher e decidir promovendo a inteiração, socialização os prevenindo do isolamento, asilamento e situações de vulnerabilidade e social;
- Viabilizar a intervenção social pautada - Assegurar espaço de encontro e promover atividades artísticas, culturais, esportivas, lazer e de cidadania, bem como, fortalecer o
- Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, a defesa de direitos, a motivação, autoestima, visando a vivencia em grupo, familiar e comunitária, bem como, a na participação cidadã, refletindo na independência para tomar decisões.
-Articular junto à rede para encaminhar os usuários a fim de usufruir dos serviços socioassistenciais quando for necessário, ou solicitado.
4. Identificação dos critérios para participação
4.1 Critérios para inscrição
Ter idade de 60 anos acima de ambos os sexos
Ter vaga, inscrições por ordem de chegada até preencher as vagas.
4.2 Critério de atendimento
Externo sem alojamento, com atividades duas vezes na semana.
4.3 Critério de localidade e abragencia
Abrangência Municipal contemplando Camaçari e distritos.
5. Identificação da metodologia utilizada
O grupo será formado por 100 idosos, que terão atividades duas vezes na semana, sendo na terça e quinta – feira. Pela manhã será um grupo com 50 integrantes das 08:00 as 12:00 e no período da tarde das 13:00 as 17:00 outro grupo com 50 integrantes, podendo ser alterado conforme o interesse dos usuários. Para a execução das atividades contaremos com apoio de doações e parcerias para o custeio das despesas, bem como, apoio técnico de voluntários para a execução de atividades. Para a execução do Projeto serão utilizados como instrumentos técnicos as fichas de inscrição, formulário do cadastro, formulário de presença e de avaliação; Equipamentos e materiais: Data Show, Notebook, Caixa de Som e Microfone.
No final de cada atividade será oferecido um lanche coletivo.
Trabalho Social: A Técnica com formação em Serviço Social compete à elaboração e execução do projeto, bem como, a realização dos serviços específicos de colhida, inscrições, visitas, orientações, encaminhamentos e trabalho em rede, formação de grupos, avaliação, acompanhamento das atividades e analises do perfil socioeconômico para devidas iniciativas cabíveis se necessário.
5.1 – Cronograma de atividades
Todas as 3ª feiras: artesanato, contação de historia, roda de prosa, atividade física
...