A Supply Chain
Por: rafaelberbiano • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.408 Palavras (10 Páginas) • 174 Visualizações
Introdução
Supplychainmanagement, é o sistema que gerencia a cadeia de fornecedores e de logística Quando abordam competitividade e melhoria de processos e sistemas, todas as empresas têm objetivos bem claros, querem resultados mensuráveis, que se traduzam em maiores ganhos e em redução de custos.
A metodologia da gestão da cadeia de fornecimento (Supply Chain Management) tem sido uma das ferramentas crescentemente utilizadas para alcançar tais metas.
O Supply Chain Management, destaca a importância da formação de colaboração entre fornecedores, a fim de fornecer uma cadeia de suprimentos eficiente, e isso tem atraído a atenção das empresas.
No entanto, Supply Chain Management tem as suas dificuldades, a saber, das expectativas desconhecidas dos clientes, bem como os custos e implicações de eficiência. Devido a essas dificuldades, Supply Chain cria uma colaboração entre fornecedores, que juntos, podem fornecer uma melhor atendimento aos seus clientes.
Essa colaboração permite que os fornecedores respondam rapidamente às expectativas dos clientes, com inovações de produtos e antecipaçãode necessidades dos clientes.
Contextualização histórica sobre Supply Chain.
Nos anos de 1950, as preocupações das empresas estavam muito focada em dominar a administração de materiais, não existia o termo logística, não existia o termo Supplychain nos ambientes empresariais.
O foco das empresas era na gestão de estoques, porque sabiam da importância financeira, econômica, que os estoques tinham nos negócios, a gestão de compras e a movimentação de materiais, indiferente do transporte interno dentro das organizações.
Esse conceito veio evoluindo, primeiro passo dessa evolução, buscou agregação da função de distribuição as operações empresariais. Função essa que havia sido atribuído a área de vendas, área de produção, a função de distribuição migrou definitivamente para o que hoje conhecemos como logística.
A melhoria dos sistemas de transporte passou a ser o foco das organizações, no passo seguinte surgiu o domínio da logística integrada, pois a visão sistêmica da empresa passou a ser o foco prioritário das organizações.
Na fase seguinte houve a migração para a era Supply Chain Management, onde aquela visão sistêmica das empresas mudou para toda gestão da cadeia de suprimentos. Então a visão sistêmica passou a envolver fornecedores, cadeia de fornecedores, cadeia de suprimentos, e cadeia de distribuição. Com isso os ambientes operacionais das empresas se tornaram cada vez mais complexo, e as alianças estratégicas, as parcerias, acabaram surgindo essencialmente a uma atuação na gestão das cadeias de suprimentos (Supply Chain).
Logistica x Supply Chain
Existe uma visão bastante tradicional de relacionar logística com atividades operacionais, atividades como transporte, armazenagem, movimentação de materiais. Na realidade essa visão tradicionalista de operação logística é muito importante na operação das empresas, porém a um a outra visão muito mais abrangente, em que logística envolva essas atividades operacionais, e também se ocupe com o inter-relacionamento nas operações empresariais.
Em uma visão mais ampliada, temos a conceituação fundamental da gestão de cadeia de suprimentos (supplychain management). Porque nessa abordagem supplychain, a preocupação das organizações, consiste em expandir para todas as cadeias de suplementos aquele relacionamento sinérgico, buscado dentro das organizações.
Então a gestão da cadeia de suplementos (supplychainmanagement), na verdade envolve toda conceituação logística, que por sua vez envolve também aquela visão tradicional, frequentemente representada pela imagem simplesmente de transporte.
Inicialmente a conceituação de logística, envolveu o nosso país nos anos 80, com aquela visão eminentemente operacional. Gradativamente foi amadurecendo o conceito de logística integrada, onde claramente se buscava maior sinergia entre as áreas componentes de uma empresa.
Hoje em dia quando é falado em gestão de cadeia de suprimentos (supplychain management), estão preocupados com a busca dessa sinergia ao longo de todo relacionamento inter-empresarial. Por tanto gestão da cadeia de suprimentos (supplychain management), tem como grande objetivo consolidar relacionamentos duradouros, relacionamento sinérgico, buscando competividade ao longo de todo a cadeia de suprimentos (Supplychain).
O que é gestão da cadeia de suprimentos (supplychain management)?
Se imaginarmos uma semelhança da cadeia de suprimentos (supplychain), como uma corrente, podemos facilmente entender cada elo dessa corrente, como sendo a representação hipotética de uma empresa.
Se partimos das premissas que toda corrente seja tão forte quanto seu elo mais fraco, a junção desses relacionamentos, estão plenamente relacionadas com as capacidades das correntes hipotéticas de suportar os desafios de mercado.
Na verdade todos nos consumidores exigimos mais e mais na cadeia de suprimento (supplychain), porque todos nos buscamos minimizar preço de aquisição de produtos e serviços que tenham a máxima agregação de valor.
Quando nos agimos dessa maneira, nos exigimos maior capacidade de reação das cadeias de suprimentos (supplychain), quando pedimos um desconto em uma mercadoria ou um serviço que compramos, quando buscamos melhores condições de pagamentos, maiores prazos de pagamento, quando tentamos negociar descontos, quando pretendemos bonificações.
Voltando então para aquela semelhança daquela corrente representando a cadeia de suprimentos (supplychain), todas as vezes que nos exigimos mais de nossos fornecedores, nossos prestadores de serviços, nos estamos forçando essa corrente que simboliza a cadeia de suprimentos (supplychain), evidentemente toda a corrente submetida a um processo de tracionamento, ainda que ela possa perder as qualidades de diversos elos, um elo apenas vai se romper primeiro do que os outros. Por isso que toda corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco, o papel de gerir, planejar, organizar, dirigir, controlar as cadeias de suprimentos (supplychain), tem o grande objetivo de tornar essas correntes hipotéticas mais robustas possível o que revela mais capacidade de competir no acirrado mercado em n os vivemos nos dias atuais.
O que é logística?
Logística para nos tem muita a haver com execução de uma cadeia de suprimentos de um planejamento. Começando desde o processo do produto intermediário, matéria prima que vai ser transformado, depois esse produto acabado.
Todo esse fluxo físico em formação decorrente dessa cadeia por onde ele transita, conforme você executa essas atividades que são basicamente focadas na área de portes, captura de ordem de processamento de pedidos, e gestão de estoques.
A logística está associado a operação de fluxo de materiais e informações correlacionadas para que isso aconteça, para que a cadeia possa exercer suas funções de trazer ao mercado alguma coisa atraente de interesse ao consumidor final.
...