A TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO
Por: tayna chaves • 10/11/2017 • Trabalho acadêmico • 5.343 Palavras (22 Páginas) • 271 Visualizações
TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO
Henry Ford
Cleber Bittencourt
Kellen Silva
Scheila Camargo
Tayna Chaves
Professor- Andrelise Hanna Huffel
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Pública (GPU 0162) – Prática do Módulo I
03/07/2017
RESUMO
Henry Ford nasceu em uma fazenda perto de Detroit em 30 de julho de 1863 e faleceu em 7 de abril de 1947. Mundialmente conhecido como o fundador da Ford Motor Company foi o idealizador das modernas linhas de montagem utilizadas na produção em massa e se tornou uma das pessoas mais ricas de sua época. O método consistia na disponibilidade em linha de todas as peças necessárias para a montagem de automóveis sobre um chassi que permanecia sobre uma esteira movimentada por trilhos. Esse sistema ficou conhecido como Fordismo, que teve seu primeiro automóvel a ser fabricado chamando-se Modelo T. Os veículos, antes restritos a poucos, tornam-se mais baratos e, portanto, mais acessíveis à população. A Ford é a segunda maior produtora de carros e caminhões do planeta, uma gigante com faturamento superior a US$ 165 bilhões, vendendo em 2002 quase 7 milhões de veículos. Na Europa, Inglaterra e Alemanha são os mercados mais importantes, depois dos Estados Unidos. Atualmente a Ford Motor Company é proprietária da Jaguar, Volvo, Lincoln, Mercury, Mazda, Aston Martin, Land Rover e da locadora de automóveis Hertz. Emprega cerca de 350 mil pessoas em todo o mundo.
Palavras-chave: Henry Ford, Produção em Massa, Linha de Montagem.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa do Curso de Tecnólogo em Gestão Pública, do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, apresenta o estudo sobre a vida de Henry Ford, um importante engenheiro a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. Seu Modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústrias norte-americanas. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.
Através de Henry Ford surgiu o fordismo, isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como linha de montagem móvel, onde criava condições de fabricar um carro a cada 83 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários.
A partir disso desenvolvemos o paper da seguinte forma: Henry Ford na administração cientifica, com iniciação da produção em massa, Linha de montagem, algumas curiosidades e Considerações finais, onde relatamos a fábrica atualmente.
...