A TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Por: natalia.angelica • 9/5/2018 • Seminário • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 170 Visualizações
1- Destaca-se que Weber não considerou a burocracia como um tipo de sistema social, mas como um tipo de poder ou de dominação. Explique essa afirmativa.
Inicialmente sistematizada por Weber enquanto forma de dominação, a burocracia se sustenta sobre o conhecimento técnico, que além de lhe conferir caráter racional, a transforma em instrumento capaz de assegurar alta eficiência administrativa. Isso pressupõe certa racionalidade impessoal que, guiada por regras formais que padronizam e conferem igualdade no tratamento dos casos, define com precisão as relações de mando e subordinação, mediante a distribuição das atividades a serem executadas tendo em vista os fins a que se visa.
Para Weber "a burocracia descansa na aceitação da validez de algumas leis não excludentes [em que o] processo administrativo, dentro dos limites especificados nas ordenações significa a busca racional de interesses, de forma que as atividades destinadas a atingir os objetivos organizacionais apresentam-se aos executores como 'deveres oficiais'" (FARIA, 1983, p. 27). Para Weber, portanto, a burocracia é um eficiente instrumento de poder.
2- Weber, ao considerar o processo de modernização social ao longo da história da humanidade apontou as formas de autoridade legitimadas por diversos elementos que são condizentes com as características sociais, políticas e econômicas da época. A partir dessa perspectiva explique os fundamentos que embasaram a autoridade tradicional, a carismática e a racional-legal.
Nas sociedades antigas, o poder dos anciãos, dos patriarcas, bem como do senhor feudal era legitimado pela autoridade tradicional, garantida pela religião, pelas crenças e pelos costumes sociais. Tanto neste período, assim como na sociedade industrial, a autoridade carismática, observada por Weber como aquela que se baseia nas características pessoais excepcionais de um indivíduo, como os profetas, heróis, guerreiros e líderes, se faz presente. Mas, é na sociedade moderna, formada a partir dos aspectos da industrialização e da formação do Estado que prevalece a autoridade racional-legal. Esta refere-se à autoridade baseada nas regras e nas normas estabelecidas por um regulamento reconhecido e aceito por todos os membros de dada comunidade. O ordenamento jurídico estabelece competências, direitos e deveres a cada função e a autoridade se impõe pela obediência a esses princípios que são limitados pelas regras. A partir dessa mesma lógica de raciocínio, em uma empresa um regulamento é válido se foi elaborado por uma autoridade detentora do direito legal de fazê-lo.
Este tipo de autoridade, que não é personalista, como no caso da autoridade tradicional ou carismática, está mais adaptado às mudanças sociais e ao surgimento da sociedade industrial.
3- A legitimidade da autoridade racional-legal não tem mais o caráter divino, sagrado e costumeiro da sociedade tradicional e apresenta uma estabilidade mediante as normas e regras que não é possível ser prevista na autoridade carismática, visto que esta depende do reconhecimento do grupo social às características pessoais de um líder e que normalmente é temporário.
POR QUE
Esta autoridade busca atender uma racionalidade baseada na lógica de mercado que não se sustenta apenas no carisma e na perpetuação de direitos, mas em regras, normas e contratos que deem sustentabilidade para as novas configurações sociais e econômicas.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A ( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B ( X ) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C ( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D ( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E ( ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
4- O pensamento administrativo surge como consequência do processo de modernização da sociedade e é a expressão lógica da burocracia, baseada no controle da atividade humana por meio de regras, objetivando o aumento da produtividade e a geração de lucro na sociedade industrial.
Considerando as ideias do parágrafo acima, avalie as afirmações a seguir:
I- Há funções definidas e competências determinadas rigorosamente por leis ou regulamentos. A divisão de tarefas é feita racionalmente, baseada em regras específicas;
II- Os membros deste sistema têm direitos e deveres definidos pelas regras e regulamentos. Não há desigualdade na aplicação das regras para cada cargo.
III- A gestão é marcada por uma hierarquia legítima e regulamentada.
IV- A função ocupada pelo indivíduo é personalizada e tende a especializa-lo.
V- É dada grande importância às relações informais.
É correto o que se afirma em:
A- I, II, III e V, apenas
B- I, II, III e IV, apenas
C- I, II e IV, apenas
D- I, II e III apenas
E- II, III e V.
5- Aponte as afirmações incorretas da questão 4 e as torne verdadeira, apresentando argumentos e aspectos que as caracterize como verdadeiras.
V - É dada grande importância às relações informais.
A cultura organizacional burocrática caracteriza-se por ser um tipo de cultura hierarquizada, onde existem linhas claras de responsabilidade e autoridade, sendo que o trabalho é organizado e sistemático. As organizações que possuem esse tipo de cultura normalmente são estáveis, cuidadosas e maduras (Wallasch apud Santos, 1990).
6- São três as características básicas que traduzem o caráter racional das organizações: São sistemas sociais formais; impessoais;
...